Divulgação

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) teve sua proposta institucional contemplada no Programa IF Mais Empreendedor Nacional, voltado à execução de projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedores Individuais. Ao todo, a UTFPR receberá um aporte de R$ 154.350,00 para o desenvolvimento do projeto.

A proposta da UTFPR, ‘Adaptação de Cardápios para o Braille em Restaurantes Afetados pela Pandemia da Covid-19’, irá atender, no mínimo, 350 restaurantes em sete cidades do Paraná. Os recursos serão destinados ao pagamento de 42 bolsas para estudantes e coordenadores do projeto.

Segundo Luiz Renato, um dos coordenadores da ação, “a temática é de suma importância, pois, uma grande parcela da população tem deficiência visual no Brasil, de acordo com os dados do IBGE; e, para se ter mais igualdades de condições com as demais pessoas, a transformação dos cardápios em tinta para o Braille é uma necessidade”.

“Este é um belo exemplo de trabalho em rede realizado entre sete campi da UTFPR [Apucarana, Dois Vizinhos, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Pato Branco e Toledo] com objetivo de aproximar a Universidade ao setor produtivo, contribuindo com a inclusão de pessoas com deficiência visual, e também com centenas de empresas do ramo alimentício, que tanto sofreram com a pandemia”, destaca Murilo Pereira Moisés, da Agência de Inovação da UTFPR e coordenador institucional da proposta.

O IF Mais Mais Empreendedor Nacional é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, gerida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão. O programa selecionou projetos de 40 instituições brasileiras.