cafe sicredi
Encontro também marcou o lançamento de 2024 do concurso, a ser realizado em Curitiba (Créditos IDR-Paraná)

Reconhecido como maior prêmio do setor cafeeiro paranaense, o concurso Café Qualidade Paraná teve os lotes vencedores entregues aos patrocinadores da edição de 2023, no 30.º Encontro Estadual de Cafeicultores. O evento aconteceu na quarta-feira (10), integrando a programação da ExpoLondrina. O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 7,5 milhões de associados em todo o país, patrocina o concurso que reúne os principais produtores, técnicos e pesquisadores da cafeicultura paranaense.

“O Sicredi tem suas raízes no campo e mantém uma longa parceria com os produtores rurais. O apoio a esta premiação fortalece nossa história e nossos propósitos. Além disso, iniciativas como essa nos permitem estar cada vez mais próximos das pessoas e dos paranaenses, reforçando nosso compromisso de relacionamento em um estado onde somos a instituição financeira com a maior rede de atendimento, contando com mais de 469 agências”, afirma o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Nogueira Farias.

Para representar a cooperativa de crédito, os assessores de negócios da Sicredi Dexis, Gilberto Rauber e Regis Marangoni, estiveram na ExpoLondrina para receber os lotes vencedores da última edição do concurso. A Sicredi Dexis, com sede em Maringá (PR), é uma importante apoiadora e patrocinadora do prêmio. “É uma grande satisfação participar de um evento que visa fomentar a produção cafeeira no Paraná, especialmente de cafés especiais, cujo mercado está em constante expansão em todo o mundo”, afirmou Regis Marangoni.

O encontro também marcou o lançamento da edição de 2024 do concurso, que ocorrerá pela primeira vez em Curitiba (PR), no dia 12 de novembro. Os cafeicultores interessados em participar devem realizar suas inscrições nos escritórios municipais do IDR-Paraná, que estarão disponíveis nos próximos dias. “Queremos legitimar esses cafés de alta qualidade e valorizar os produtores locais, incentivando-os a explorar novos mercados e aumentar sua renda”, explica o coordenador da comissão organizadora do concurso, Paulo Sergio Franzini.

Café no Paraná

O cultivo de café no Paraná ocupa cerca de 30 mil hectares e resulta na produção de aproximadamente 700 mil sacas beneficiadas por ano. A cultura está presente em 187 municípios, sendo uma das principais atividades econômicas em mais de 50 deles. A maioria das propriedades cafeeiras, cerca de 80%, pertence à agricultura familiar, e muitas delas produzem cafés especiais que são vendidos em todo o mundo. De acordo com Gilson Nogueira Farias, esses números reforçam a relevância do apoio do Sicredi ao maior evento do setor cafeeiro. “Reconhecemos a importância de apoiar iniciativas que promovem a qualidade e a excelência na produção de café, o que beneficia diretamente os produtores locais e fortalece toda a economia regional”, avalia Farias.

Segundo o secretário executivo da Câmara Setorial do Café do Paraná, Paulo Sergio Franzini, os cafés paranaenses são competitivos no mercado internacional, refletindo a diversidade e a excelência da produção do estado. “A crescente demanda por cafés de alta qualidade está impulsionando o Paraná, que, apesar de ser um pequeno produtor em âmbito nacional e global, vem ganhando destaque no mercado de cafés especiais”, finaliza Franzini.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.