Reprodução

Paraná tem a maior taxa de transmissão de Covid-19 do Brasil

Além de confirmar nesta sexta-feira (25) o segundo caso da cepa B.1.617 no Paraná, popularmente conhecida como variante indiana, ou delta, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, alertou para uma nova alta na taxa de transmissão da Covid-19 no Paraná. Em pronunciamento nas redes sociais, ele afirmou que o chamado ‘R’ chegou a 1,43, o que quer dizer que 100 pessoas infectadas com o vírus contaminam outras 143, um índice alto que mostra tendência de crescimento nos casos. Segundo os dados do Sistema Loft, o Paraná apresenta hoje a maior taxa de transmissão do Brasil, acima inclusive da taxa nacional, atualmente em 1,09. O segundo estado com maior taxa de transmissão, segundo o Sistema Loft, é o Rio Grande do Norte, com 1,35, seguido de São Paulo, com 1,15, e Paraíba, com 1,1.

Curitiba vacina pessoas de 48 anos e as de 47 nascidas no 1º semestre neste sábado

Neste sábado (26/6), além da vacinação para as pessoas com 48 anos completos ou mais já anunciada anteriormente, a imunização contra a covid-19 será estendida também para aqueles com 47 anos completos nascidos no primeiro semestre (entre 1º de janeiro e 30 de junho). A ampliação foi possível após a avaliação de estoques de doses na tarde desta sexta-feira (25/6). A previsão é imunizar cerca de 21.500 pessoas, utilizando o estoque remanescente da capital.

Segundo caso da variante delta do coronavírus é confirmado no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta sexta-feira (25) o segundo caso da cepa B.1.617 no Paraná, popularmente conhecida como variante indiana, ou delta, segundo a nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A identificação do caso, novamente em Apucarana, na 16ª Regional de Saúde, foi realizada por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No fim de semana, sete UPAs de Curitiba voltam a atender casos de urgência e emergência

Neste fim de semana, sete unidades de pronto-atendimento (UPAs) que estavam funcionando exclusivamente como locais de internamento da covid-19 voltam também à função original e receberão pacientes de urgência e emergência de outras doenças. São elas as UPAs CIC, Cajuru, Campo Comprido, Tatuquara, Boa Vista, Pinheirinho e Sítio Cercado. A mudança, por enquanto, será somente no fim de semana e o retorno destas atividades é possível em virtude de uma pequena melhora dos indicadores referentes à pandemia da covid-19, que aliviaram a pressão sobre o sistema de saúde.

Justiça determina que concessionária de pedágio do Paraná deposite R$ 369 milhões por não executar obras

A 1ª Vara Federal de Curitiba decidiu, em uma Ação Civil Pública movida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e o Estado do Paraná, que a concessionária de pedágio Caminhos do Paraná deve depositar uma caução no valor de R$ 369.065.610,00 referente à não realização de obras previstas em contrato.“Essa é a resposta aos questionamentos sobre o que o Estado está fazendo para executar as obras que estão previstas no contrato. Dentro da legalidade buscamos o seu cumprimento ou a reparação dos danos”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “O Governo do Paraná continuará firme no seu propósito de garantir as obras e buscar a restituição de todos os valores, tomando as medidas cabíveis e viáveis”.

Imagens divulgadas pela Polícia mostram o carro de Ana Paula seguido por uma moto

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta manhã de sexta-feira, 25, as imagens de câmeras de segurança que mostram que Ana Paula Campestrini,assassinada na última terça-feira,22, foi seguida por seu assassino. As imagens mostram ela manobrando o carro, nas proximidades do Clube Morguenau, e em seguida um motoqueiro a segue.

Após 75 anos de história, tradicional loja de lingeries de Curitiba vai fechar as portas

A cada dia, uma média de 65 empresas foram extintas em Curitiba em 2021. Conforme dados do Painel Mapa das Empresas, do Ministério da Economia, entre janeiro e maio deste ano foram registradas 9.822 extinções na Capital, número 40,09% superior aos 7.011 registros do mesmo período no ano passado. Já em todo o Paraná, 39.964 empresas fecharam as portas nos cinco primeiros meses do ano, 30,74% a mais que os 30.568 fechamentos no mesmo intervalo do ano passado. Localizada no Centro de Curitiba – inicialmente na Rua XV de Novembro e desde meados dos anos 1960 na Rua Cândido Lopes —, a Casa Cila, possível e provavelmente a mais antiga loja de lingeries da capital paranaense, está com os dias contados e promove uma liquidação de estoque, ao mesmo tempo em que aproveita para se despedir dos fiéis clientes.

Coritiba vence o Guarani fora de casa, engata a terceira marcha e alcança a vice-liderança

O Coritiba engatou a terceira marcha na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira (25 de junho), jogando no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), a equipe comandada por Gustavo Morínigo venceu por 2 a 0 o Guarani, gols marcados por Luciano Castán e Léo Gamalho, um em cada tempo. É a terceira vitória consecutiva do Coxa, que agora aparece na vice liderança do torneio.

Covaxin: servidor diz à CPI ter informado a Bolsonaro nomes de pessoas que o pressionaram

O deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão, o chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, apresentaram à CPI da Covid relatos de mensagens que indicam pressão para compra da vacina indiana Covaxin e também declarações sobre suposta cobrança de propina para que o Ministério da Saúde fechasse o contrato. A aquisição das doses da Covaxin é investigada pela CPI e pelo Ministério Público Federal. O servidor da pasta relatou ter ouvido falar sobre propina envolvendo a pressão. Em mensagem enviada ao deputado, Luis Ricardo escreveu: “aquele rapaz que me procurou dizendo que tem vacinas disse que não assinaram porque os caras cobraram dele propina para assinar o contrato”.

Morre desembargador aposentado Jeorling Joely Cordeiro Clève

Morreu nesta sexta (25), em Curitiba, aos 88 anos, o desembargador aposentado Jeorling Joely Cordeiro Clève. Ele estava internado no Hospital Vita. A causa da morte não foi divulgada. Jeorling Joely Cordeiro Cleve, filho de Aloísio Guimarães Cleve e de Henriqueta Cordeiro Cleve, nasceu no dia 31 de julho de 1932, em Guarapuava (PR). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma 1957. Casou-se com Dirce Doroti Merlin Cleve, com quem teve 4 filhos.