man-5604398_1280

Vamos entender um pouco mais sobre o que é a tal da ansiedade?

A ansiedade é um sentimento, uma reação emocional totalmente normal e comum para todos, relacionado à preocupação e ao medo. Ou seja: você e eu temos ansiedade! Ela é um mecanismo de defesa do nosso corpo e, portanto, nunca viveríamos sem ela e não, necessariamente, pode ser caracterizada como ruim, pelo contrário, pode ser muito útil e saudável ficar ansioso!

A ansiedade se diferencia do medo pois o medo é uma reação natural do organismo diante de situações ou objetos específicos, que possam representar algum tipo de ameaça real para a pessoa. A ansiedade, por outro lado, surge como um sentimento de antecipação ao futuro, que geralmente é incerto e imprevisível, podendo gerar tensão e angústia. Ela é fruto de preocupações e pensamentos acelerados que não permitem à sua mente viver no presente.

Ela é um recurso importante para que as pessoas possam se adaptar e buscar alternativas, soluções e mudanças frente a algumas questões, é uma forma de fazer nosso corpo agir. É natural um jogador de futebol ficar ansioso na véspera da final de um campeonato importante. É natural um aluno ficar ansioso quando está por apresentar um trabalho para a turma toda. É natural uma mãe ficar ansiosa quando está levando seu filho para o primeiro dia na escolinha.

A ansiedade passa a ser caracterizada como um transtorno quando começa a prejudicar o desenvolvimento de atividades diárias e o bem-estar, quando ela começa a dominar você e impedir que você realize as ações. Quando essa reação acaba sendo desproporcional ao estímulo que a gerou é um sinal de alerta!

O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% dos brasileiros apresentam ansiedade disfuncional, ou seja, algum quadro de um transtorno de ansiedade.

E como eu percebo?

A ansiedade pode trazer muitos sintomas emocionais e físicos, que podem se apresentar de forma e intensidade diferente para cada pessoa, mas geralmente os principais sintomas são:

  1. falta de ar e dificuldade em respirar;
  2. tensão muscular;
  3. dor no peito;
  4. transpiração em excesso;
  5. dor de cabeça;
  6. tontura;
  7. preocupações e medo em excesso;
  8. dificuldade em manter a concentração;
  9. sensação de que vai perder o controle ou que algo ruim vai acontecer;
  10. irritabilidade


Se esses sinais estão muito presentes no seu dia, é porque provavelmente a ansiedade já passou do limite aceitável e está começando a se tornar patológica. Existem algumas estratégias que podem começar a te ajudar a regular essa emoção e são excelentes aliados, como a prática de atividade física frequente e exercícios de respiração diafragmática.

Entretanto, o tratamento mais indicado para te ajudar se você está percebendo que a sua ansiedade está disfuncional, trazendo sofrimento para você ou para as pessoas próximas a você, é a psicoterapia, podendo ser associada ou não com acompanhamento psiquiátrico e uso de medicamentos.