DALL·E 2024-03-22 11.42.09 – A digital illustration in landscape format, showing a person sitting at a wide desk, visibly divided in two halves. The left side of the person and th
Imagem gerada por inteligência artificial

De acordo com a definição, preocupação é uma ideia fixa e antecipada que perturba o pensamento. E eu poderia apostar que tem muitas delas por aí! A preocupação faz parte da vida e inclusive serve para te proteger. É por meio dela que nos antecipamos a várias situações, como por exemplo: fazer um seguro saúde para uma viagem, estudar antecipadamente para uma prova, se preparar para uma entrevista de emprego, fazer uma economia financeira para o futuro e tantas outras coisas…

Muitas vezes, acreditamos que o fato de estarmos sempre preocupados com as coisas é algo natural, que mostra que somos pessoas muito responsáveis. Podemos até achar estranho quando vemos pessoas que não se preocupam tanto e levam a vida de forma mais tranquila. Existe sim um limite importante e saudável para se preocupar.

Quando passamos a nos preocupar com situações com as quais não temos o mínimo controle ou são muito improváveis que aconteçam, podemos estar ultrapassando esse limite saudável e deixando com que as preocupações ocupem um espaço assustadoramente grande nas nossas vidas, assim desencadeando possíveis problemas físicos e/ou emocionais.

Por isso, quero aqui trazer um conceito importante na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) sobre as preocupações. Existem as preocupações PRODUTIVAS  e as preocupações IMPRODUTIVAS, e aprender esse conceito será muito significativo para sua vida, pois assim poderá começar a colocar um pouco mais de leveza nela.

PRODUTIVASIMPRODUTIVAS
é um problema realé hipotética, não é real
depende de vocênão depende de você
certo controle e influência sobre a situaçãopouco ou nenhum controle sobre o problema
tem soluçãonão tem solução
te leva à ação, a fim de resolver o problemate paralisa, não tem ação a ser feita

Mais do que trazer a teoria aqui para vocês, quero trazer alguns exemplos práticos, para que no momento em que as suas preocupações surgirem, você possa identificar, avaliar em qual categoria ela se encaixa e a partir daí escolher o que fazer com ela.

EXEMPLOS de preocupações PRODUTIVASEXEMPLOS de preocupações IMPRODUTIVAS
“Tenho uma prova amanhã e preciso estudar para ela.”“Será que algum dia vou casar e encontrar alguém?”
“Estou com essa situação difícil no trabalho e tenho que fazer algo a respeito. O que eu poderia fazer?”“E se eu for demitido? Como vou fazer para pagar as minhas contas?”
“Meu marido e eu estamos distantes, precisamos resolver essa situação. Como eu poderia agir?”“Será que eu vou adoecer e morrer cedo?”

Iniciar esse processo de automonitoramento das suas preocupações pode te ajudar a reduzir seus níveis de ansiedade e focar um pouco mais no momento presente.