joice-kelly-rXrMy7mXUEs-unsplash

A crise de ansiedade é caracterizada por episódios onde os principais sintomas da ansiedade se manifestam de forma muito intensa. Ansiedade é uma sensação natural e até importante no nosso dia a dia. No entanto, é quando a angústia nos impede de fazer as coisas que percebemos como a crise de ansiedade pode atrapalhar a vida. 

Crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação. Os sintomas podem ser tanto físicos quanto psicológicos, sendo geralmente desencadeados por alguma situação de estresse ou gatilho emocional. 

Ao identificarmos uma pessoa enfrentando uma crise de ansiedade, com sintomas como respiração ofegante e falta de ar; palpitações e dores no peito; fala acelerada; tremores, agitação de pernas e braços, tonturas, enjoos ou irritabilidade, entre outros é possível agirmos para tentar ajudá-la a superar a crise.

O primeiro passo é fazer um contato físico, para a pessoa sentir a sua presença. Na sequência, é preciso regular a respiração e estimular os cinco sentidos para que a pessoa em crise comece a se reconectar ao local e ao momento. No vídeo abaixo, explico como agir ao se deparar com um caso de crise de ansiedade.