VITRINE COM PROMOÇAO DE  CARNAVAL
Loja no Centro de Curitiba: só dá Carnaval (Franklin Freitas)

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o carnaval de 2025 deverá movimentar R$ 12,03 bilhões em receitas. Com essa projeção, os principais comércios do feriado, como hospedagem e restaurantes, alcançariam um volume financeiro 2,1% maior que no ano passado, já descontada a inflação.

No Paraná, a festa pode movimentar mais de R$ 712 milhões. O valor no Estado é 3,6% maior que no ano passado, também já descontada a inflação.

Os principais beneficiados do turismo no Brasil, segundo a pesquisa, seriam os bares e restaurantes com movimentação esperada de R$ 5,40 bilhões, seguido pelas empresas de transporte de passageiros (R$ 3,31 bilhões) e pelos serviços de hospedagem em hotéis e pousadas (R$ 1,28 bilhão). Juntos, estes três segmentos responderão por quase 83% de toda a receita gerada durante o maior feriado do calendário do turismo nacional.

O Carnaval será de 1º de março (sábado) a 4 de março (terça-feira). A Quarta-Feira de Cinzas será no dia 5.

Turismo internacional

Em fevereiro de 2024, foi registrada a entrada de 833,31 mil visitantes estrangeiros com visto de turista no Brasil. Para fevereiro deste ano, a CNC projeta aumento de 4,8% em relação àquele período. Confirmada essa expectativa, o número de turistas estrangeiros no mês do carnaval superaria o recorde de fevereiro de 2018 (868,46 mil).

Nessa linha, dados recentes do fluxo aéreo de passageiros reforçam essa tendência. De acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a quantidade de passageiros estrangeiros cresceu 18% em 2024, enquanto o fluxo de passageiros em voos domésticos avançou 5%. Nos últimos 10 anos, o aumento do fluxo de passageiros internacionais tem sido uma tendência, elevando a participação dos passageiros internacionais no total de viajantes transportados de 17% em 2014 para 22% no ano passado.

Geração de empregos

A demanda sazonal por serviços turísticos deverá resultar na oferta de 32,6 mil vagas temporárias voltadas para o carnaval de 2025. O serviço de bares e restaurantes deverá oferecer o maior volume de vagas (22,85 mil), seguido pelos segmentos de hotéis, pousadas e similares (4,06 mil) e empresas de transportes de passageiros (3,31 mil). A maior quantidade de vagas temporárias durante o carnaval ocorreu em 2014 quando, em virtude da proximidade entre o evento (em março daquele ano) e o Mundial de Futebol (em junho), estimulou a contratação de um contingente significativamente elevado de vagas.

Embora o conjunto de trabalhadores temporários contratados tenda a ser maior para o carnaval de 2025, a taxa de efetivação deverá ser menor do que nos últimos anos. Em 2021 e 2022, em média 24% dos trabalhadores foram efetivados após o carnaval, em virtude da necessidade do setor de repor as vagas eliminadas durante as fases mais agudas da crise sanitária. Em 2023, tal percentual recuou para 11% e, no ano seguinte, para 9%. Para este ano, a taxa de efetivação deve acusar novo recuo (7%), pela expectativa de crescimento menor da economia em 2025.

Lojas
Toda uma cadeia econômica ganha com o Carnaval. Lojas, supermercados e afins tendem a ver as vendas aumentarem nesta época do ano. Em Curitiba, muitas lojas estampam em suas vitrines opções de fantasias e adereços para o Carnaval, que movimenta cada vez mais o curitibano.