O Memorial de Curitiba recebe duas novas exposições fotográficas, a partir desta sexta-feira (4). Uma que revela o dia a dia dos ciganos e outra sobre Luiz Claudio Marigo – Fotógrafo e Ambientalista.
O trabalho sobre os ciganos é do fotógrafo Rogério Ferrari que apresenta 23 imagens, em preto e branco, nas dimensões 60×40 cm. Realizada em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, a abertura da mostra terá a presença da comunidade cigana.
Durante três meses, entre 2010 e 2011, Rogério Ferrari percorreu 45 municípios da Bahia para fotografar o povo cigano. De acordo com o fotógrafo, o projeto não veio de uma escolha estética ou da busca do exótico, de um outro distante para ser fotografado, mas pelo propósito de retratar os ciganos numa perspectiva distante o possível dos estigmas e dos estereótipo. Para além de generalizações, essas fotografias expressam a diversidade, conta Rogério. O material também está no livro Ciganos.
Luiz Claudio Marigo
Marigo sempre defendeu a causa ecológica. Nos anos 1980, participou ativamente da criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, onde fotografou durante 20 anos, divulgando o projeto no Brasil e no exterior. Por meio da arte, o fotógrafo pretendia conscientizar e informar sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O reconhecimento veio através de premiações, em 1987, recebeu o primeiro prêmio na categoria From Dusk to Down do conceituado concurso inglês Wildlife Photographer of the Year, pelo Museu de História Natural de Londres, e em 2011, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria “Fotografia”, com seu livro “Fotografia de Natureza – teoria e prática”.
Além da exibição de 37 imagens fotográficas da fauna e flora brasileira, será projetado um vídeo de entrevistas e recortes significativos do trabalho de Marigo. Vítima de um enfarto, o fotógrafo faleceu no dia 2 de junho de 2014. A curadoria, programação visual e organização é de Cecília Marigo.
Exposição “Ciganos”, de Rogério Ferrari
Local: Memorial Curitiba
Data: 04/12/2015 a 28/02/2016 – 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo
Horário(s): Abertura: 19h30 | Exposição: 9h às12h e13h às 18h (3ª a 6ª) | 9h às 15h (Sábado e domingo)
Exposição ” Luiz Claudio Marigo – Fotógrafo e Ambientalista “
Local: Memorial de Curitiba
Data: 04/12/2015 a 28/02/2016 – 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo
Horário(s): Abertura: 19h30 | Exposição: 9h às12h e13h às 18h (3ª a 6ª) | 9h às 15h (Sábado e domingo)