Robson Mafra – O técnico do Paraná

O Paraná Clube enfrenta o Pouso Alegre neste domingo (7), às 16 horas, na Vila Capanema. A partida é válida pela terceira fase da Série D. O time paranaense vai enfrentar aquele que foi seu algoz na Copa do Brasil deste ano. E ainda fará homenagens ao presidente da torcida organizada Fúria Independente, Mauro Urbim, que morreu nesta segunda-feira (1).

A partia será transmitida pelo streaming InStat.

HOMENAGEM

Mauro Urbim morreu nesta segunda-feira (1), após uma confusão no sábado (30), no entorno da Vila Capanema, no jogo entre o Paraná e o FC Cascavel. Na confusão, ele teria sido pisoteado por um cavalo da Polícia Militar. Ele foi sepultado na quinta-feira (4). Em sua homenagem, a Fúria Independente pediu aos torcedores que compareçam à Vila Capanema usando roupa branca, mas levando uma camiseta ou casaco preto por cima. Além disso, a torcida está vendendo 500 copos em homenagem ao Maurinho, ao valor de R$ 15, para ajudar nas despesas do velório do presidente da organizada.

A previsão é de casa cheia. Segundo a diretoria, até esta sexta-feira (5) restavam pouco mais de 2 mil ingressos disponíveis para venda. Por via das dúvidas, a torcida pediu que a cavalaria da PM não seja utilizada neste domingo, na segurança da partida.

Até o técnico Omar Feitosa fez uma referência a Mauro Urbim. “Nós temos que continuar. Vamos fazer um jogo também pelo Maurinho, em respeito a ele e a família dele”, disse o treinador, nesta sexta-feira (5), em entrevista coletiva. “Nosso desempenho vai ser como tem que ser o desempenho do jogador do Paraná, como o próprio Maurinho gostaria que fosse. Vamos ter garra, determinação e lutar o tempo inteiro pela classificação”.

ALGOZ

Neste ano, Paraná e Pouso Alegre se enfrentaram pela Copa do Brasil deste ano, logo na primeira fase. O time mineiro se classificou ao vencer por 2 a 0 – como era a primeira fase, a vaga era decidida em partida única.

Desta vez, o confronto contra o time mineiro será em dois jogos – a segunda partida está marcada para sábado (13), em Pouso Alegre. “Nós temos o jogo em casa e a nossa torcida vai nos impelir para cima do Pouso Alegre. Precisamos ter uma consistência defensiva, porque, naturalmente, teremos que pressionar e tentar propor mais o jogo”, disse Feitosa. “Mas, temos que ter cuidado para não se transformar em uma cilada, porque eles têm uma imposição física muito forte e uma transição rápida da defesa para o ataque”.

TERCEIRA FASE

O Paraná chegou às oitavas de final ao eliminar o FC Cascavel na fase anterior. Os dois jogos terminaram empatados em 0 a 0 e, nos pênaltis, o Tricolor da Vila Capanema levou a melhor.

Para conseguir o acesso à Série C de 2023, o time paranaense precisa passar pelo Pouso Alegre e, depois, pelo adversário nas quartas de final. O próximo adversário será definido de acordo com as campanhas dos oito classificados.

Em caso de empate ou dois resultados de mesmo saldo para cada lado, a decisão da vaga para as quartas de final será nos pênaltis.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ

Nesta semana, o lateral André Krobel passou por uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ele virou desfalque para o resto do ano. O volante Vinicius Kiss, que se recupera de lesão, é dúvida.

PARANÁ x POUSO ALEGRE

Paraná: Felipe; Lucas Oliveira, Franklin, Dirceu e Rael (César Morais); Moisés Gaúcho e Vinicius Kiss (Buchecha); Marcelinho, Albano e Everton Brito; Rafael Silva. Técnico: Omar Feitosa.
Pouso Alegre: Edson Mardden; Nando, Thuram, Vitor e Foguinho; Gledson, Matheus Roldan e Michel Paulista; Ingro, Alisson e Iago Dias. Técnico: Paulo Roberto Santos
Árbitro: Roger Goulart (RS)
Local: Vila Capanema, domingo, às 16 horas