Levantamento da IRG Consultoria & Pesquisa feito com exclusividade para o Portal Bem Paraná aponta um cenário de empate técnico na eleição para a prefeitura de Curitiba, entre o atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), e o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSC). Ratinho Jr lidera em um dos cenários da consulta estimulada, enquanto que o prefeito tem o maior índice de intenção de voto na consulta espontânea.

De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje, Ratinho Jr teria 21,3% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 17,4% de Fruet. Como a margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais para mais ou para menos, os dois estariam tecnicamente em pé de igualdade na disputa.

Rafael Greca (PMN), que foi prefeito de Curitba entre os anos de 1993 e 1996, aparece em seguida, com 11,5% da preferência do eleitorado, à frente do também ex-prefeito (2010-2012) e hoje deputado federal Luciano Ducci (PSB), que tem 9,4%. O deputado estadual Maurício Requião Filho (PMDB), filho do senador Roberto Requião (PMDB) é o quinto da lista, com 9,1%. O também deputado estadual Ney Leprevost (PSD) teria 6,4% das intenções de voto.

A relação se completa com o deputado federal e ex-secretário de Estado da Segurança Pública Fernando Francischini (SD), com 6%; o deputado estadual Mauro Moraes (PSDB), com 3,6%; e o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), com 3,4%.

Entre os entrevistados, 9,6% disseram que não votariam em nenhum dos nomes relacionados nessa pesquisa, e 2,1% não souberam responder.

No segundo cenário pesquisado em consulta estimulada — quando é apresentada uma lista dos candidatos — sem a presença de Ratinho Jr na disputa, Fruet assume a liderança com alguma folga, com 21,3% das intenções de voto, seguido de Ducci, com 14,7%; Requião Filho e Greca aparecem ambos com 13,9%, enquanto Francischini teria 8,6% e Veneri, 4,8%.

Nesse caso, o porcentual de eleitores que disseram não votar em nenhum dos candidatos sobe para 20,9% e outros 1,9% não souberam responder.

Esses diferentes cenários se justificam porque Ratinho Jr não definiu ainda se será ou não candidato a prefeito. No PSC – seu partido – muitos apostam que o secretário deve ficar fora da disputa municipal no ano que vem para se candidatar ao governo do Estado em 2018.

Sem lista

Na consulta espontânea — quando o eleitor é convidado a apontar sua preferência sem a apresentação de uma lista prévia de candidatos — Fruet lidera com 7,9%, contra 4,5% de Ratinho Jr. Nesse caso, Requião Filho teria 2,6%; Ney Leprevost e Luciano Ducci 2,4% cada; Francischini 1,1%; Rafael Greca e Tadeu Veneri, 0,8%. 

O resultado também mostra que, a pouco menos de um ano da eleição, a maioria dos eleitores não tem candidato. Nada menos do que 67,7% dos entrevistados na consulta espontânea não souberam responder em quem votariam, e outros 8,6% dizem que não votariam em ninguém.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores, entre os dias 12 e 16 de novembro, com grau de confiança de 95%.