A música costuma estar sempre presente nas atividades de entretenimento escolares, nos rituais religiosos ou cívicos, e até como elemento integrador de outra disciplinas do currículo. Ela também permite desenvolver trabalhos corporais, melhorando a motricidade, ou que expandam o raciocínio, para o futuro mundo do trabalho e na vida pessoal. Por isso, está presente no cotidiano da vida dos alunos dentro e fora da escola, nos tablets, celular, TV, rádio, nos momentos de tristeza ou de alegria.
Alan Parkhurst Merriam, grande estudioso da música nativa americana e africana, foi um etnomusicólogo americano que publicou o livro que constituiu uma das maiores referências no ensino da música, The Anthropology of Music, no qual desenvolveu teoria e método para o estudo antropológico da música. Nele, estabelece que são dez as funções da música, que comentaremos brevemente.
Expressão Emocional: refere-se à função da música como uma expressão da liberação dos sentimentos, liberação das ideias reveladas ou não reveladas na fala das pessoas. É como se fosse uma forma de desabafo de emoções através da música; sendo manifestação da criatividade e expressão das hostilidades.
Prazer Estético: inclui a estética tanto do ponto de vista do criador quanto do contemplador. Música e estética estão claramente associadas na cultura ocidental, tanto quanto nas culturas da Arábia, Índia, China, Japão, Coréia, Indonésia e outras tantas.
Divertimento: entretenimento está em todas as sociedades. A distinção deve ser provavelmente entre entretenimento “puro” (tocar ou cantar apenas), o que parece ser uma característica da música na sociedade ocidental, e entretenimento combinado com outras funções, como, por exemplo, a função de comunicação
Comunicação: aqui se refere ao fato de a música comunicar algo, não é certo para quem essa comunicação é dirigida, ou como, ou o quê. Música não é uma linguagem universal, é moldada nos termos da cultura da qual ela faz parte.
Representação Simbólica: há pouca dúvida de que a música funciona em todas as sociedades como símbolo de representação de outras coisas, ideias e comportamentos sempre presentes na música. Ela pode cumprir essa função por suas letras, por emoções que sugere ou pela fusão dos vários elementos que a compõem.
Reação Física: é questionável se a resposta física pode ou deve ser listada no que é essencialmente um grupo de funções sociais. Entretanto, o fato de que a música extrai resposta física é claramente mostrado em seu uso na sociedade humana, embora as respostas possam ser moldadas por convenções culturais. A música também excita e muda o comportamento dos grupos; pode encorajar reações físicas de guerreiros e de caçadores.
Conformidade às Normas Sociais: músicas de controle social têm uma parte importante num grande número de culturas, tanto por advertência direta aos sujeitos indesejáveis da sociedade quanto pelo estabelecimento indireto do que é ser considerado um sujeito desejável na sociedade. Por exemplo, as músicas de protesto chamam a atenção para o decoro e inconveniência.
Validação das instituições sociais e dos rituais religiosos: enquanto a música é usada em situações sociais e religiosas, há pouca informação para indicar a extensão que tende a validar essas instituições e rituais. Os sistemas religiosos são validados, como no folclore, pela citação de mitos e lendas em canções, e também por música que exprime preceitos religiosos.
Continuidade e estabilidade da cultura: se a música permite expressão emocional, ela fornece um prazer estético, diverte, comunica, obtém respostas físicas, conduz conformidade às normas sociais, valida instituições sociais e ritos religiosos, e é claro que também contribui para a continuidade e estabilidade da cultura. A música é, em um sentido, uma atividade de expressão de valores, um caminho por onde o coração de uma cultura é exposto sem muitos daqueles mecanismos protetores que cercam outras atividades culturais que dividem suas funções com a música.
Contribuição para a integração da sociedade: ao promover um ponto de solidariedade, ao redor do qual os membros da sociedade se congregam, a música funciona como integradora dessa sociedade. A música, então, fornece um ponto de convergência no qual os membros da sociedade se reúnem para participar de atividades que exigem cooperação e coordenação do grupo.
São, portanto muitas as funções da música em nossa sociedade, e ela constitui um comportamento humano universal, seu ensino é estimulado nos ambientes de educação forma e informal.
Wanda Camargo – educadora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil.