
Os volantes Jhonny Lucas e Carlos Dias, revelações das categorias de base do Paraná Clube, ainda não se firmaram no futebol europeu. Os dois estão na reserva e pouco jogaram nos últimos meses. Veja a situação de cada um:
JHONNY
Em agosto de 2019, Jhonny Lucas foi vendido por 1 milhão de euros ao Sint-Truiden, da Bélgica, clube controlado por uma empresa japonesa. Clique aqui para saber mais.
Na primeira temporada (2019-20), o brasileiro não entrou em campo pela equipe, que terminou em 12º lugar na primeira divisão.
Na temporada 2020/21, Jhonny Lucas, 20 anos, só foi titular em um jogo (em 29 de agosto) e acabou escalado como extremo (meia ofensivo pelo lado do campo). Fora isso, só entrou como substituto em mais duas partidas em agosto, todas pelo campeonato nacional. Após 11 rodadas, o time está em 16º lugar entre os 18 participantes.
A Jupiler Pro-League, a primeira divisão da Bélgica, é famosa por conseguir boas vendas do futebol europeu. Clique aqui para saber mais.
O Paraná Clube manteve 10% de Jhonny Lucas e vendeu os 90% na transação de agosto de 2019.
O técnico do Sint-Truiden, o australiano Kevin Muscat (ex-jogador do Wolverhampton-ING), vem usando o 4-4-2 como base. O meio-campo não tem volantes e é formado por dois médios e dois extremos.
Na posição de médio, o treinador vem usando o argentino Colombatto (ex-River Plate-ARG e Perugia-ITA) e o togolês Samuel Asamoah. Os reservas imediatos deles são o belga De Ridder (ex-Southampton-ING) e o guineense Mory Konaté.
CARLOS
Carlos Dias, 20 anos, chegou ao Apoel Nicosia, do Chipre, em agosto. Até agora, só ficou 23 minutos em campo — entrou nos minutos finais da vitória por 4 a 0 sobre o PAEEK, pelo campeonato nacional.
O valor da venda do jogador para o Apoel não foi divulgado.
O clube do Chipre contratou o técnico irlandês Mick McCarthy, que comandou a seleção do seu país por dez anos e dirigiu o Wolverhampton-ING em seis temporadas.
Os nomes mais conhecidos do elenco são o zagueiro brasileiro Rafael Santos (22 anos, ex-Flamengo), o centroavante israelense Ben Sahar (31 anos, ex-Hertha Berlim) e o meia dinamarquês Mike Jensen (32 anos, que tem 7 jogos pela seleção no currículo).
O Apoel não faz uma boa temporada. Foi eliminado no playoff da Liga Europa pelo Slovan Liberec, da República Tcheca, e está em 10º lugar no campeonato nacional.