Coração doente. (Foto: Ahmet Misirligul/Divulgação)

Os homens brasileiros vivem em média 7,2 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte estão violência, acidentes de trânsito, doenças cardiovasculares e infartos. Em 2009, o Ministério da Saúde implementou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Um dos principais objetivos das iniciativa é promover ações de saúde que contribuam para a prevenção e a conscientização do tema.

O coordenador do curso de Biomedicina da Faculdade Herrero, João Ribas, informa que diante dessa realidade voltada para a orientação educativa, pesquisas também apontam que o conceito de saúde vai além de fatores genéticos. “Ela é uma consequência das escolhas e principalmente do estilo de vida, ou seja, hábitos saudáveis e acompanhamento preventivo são fortemente recomendado para conquista de um envelhecimento visando longevidade e qualidade de vida”.

Ribas reforça que faz-se necessário chamar atenção dos homens para o autocuidado, desmistificando mitos e medos sobre fraqueza e fragilidade masculina. Segundo o coordenador “a adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais. Também importante destacar que a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento mais eficaz”.

João Ribas declara que alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens ( Glicose, colesterol, triglicerídeos, HDL, LDL, Hemograma, Vitamina D, PSA e hormonais). “O cuidado deve ser diário e não apenas após o mal estar se instalar. Mudanças de hábitos alimentares, com ingesta de alimentos menos gordurosos e ultra processados são fundamentais para uma vida mais longa e saudável. Aferir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão”.

Vaidade masculina em alta

Segundo o biomédico, “a indústria cosmética vem crescendo também entre homens interessados em manter uma boa aparência. Eles também se preocupam com o autocuidado estético, da pele, cabelos, barba e pensando nesses cuidados, a ingestão de suplementos e o gerenciamento de uma rotina saudável podem levar os homens a viver mais, com melhor qualidade de vida. Nesses e muitos outros quesitos, o profissional biomédico vem auxiliando na promoção integral da saúde masculina”, finaliza Ribas.