Opinião e análise do futebol paranaense

Ex-Athletico

Bruno Guimarães entra em seleção dos melhores brasileiros na Europa

Os melhores brasileiros no Big Five da Europa
Os melhores brasileiros no Big Five da Europa (Foto: Reprodução/Twitter/SofascoreBR)

O volante Bruno Guimarães, 23 anos, está entre os melhores brasileiros em atividade na temporada 2021/22. Ele figura em uma seleção brasileira com os 11 melhores jogadores (o melhor de cada posição) no ranking do Sofascore, considerando apenas as cinco maiores ligas da Europa (Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França).

Bruno Guimarães, que brilhou no Athletico Paranaense e hoje defende o Lyon, tem duas assistências e não fez gols nas 12 partidas pelo clube francês na temporada 2021/22. Tem nota média 7,12 no Sofascore.

O brasileiro com maior nota média é o ponta Vinícius Junior, do Real Madrid, com 7,31. Ele é jogador do país com mais gols no Big 5 da Europa, com sete no total. E ainda deu duas assistências.

A principal surpresa na seleção brasileira do Big 5 é o lateral Danilo Soares, 30 anos, que nunca jogou profissionalmente no Brasil. Formado na base do Grêmio, ele deixou o país em 2010 para defender o Austria Lustenau. Chegou à Alemanha em 2013, contratado pelo Ingolstad. Está no Bochum desde 2017.

O ranking do Sofascore também evidencia a crise na lateral-direita. A melhor média da posição é de Danilo, da Juventus, 6,94. É o único da seleção brasileira do Big 5 com média abaixo de 7,00. Quem mais se aproxima dele é Emerson Royal, do Tottenham, com 6,84.