
O circuito do Autódromo de Tarumã recebeu duas etapas da Copa Truck neste fim de semana. Neste domingo (15), Dia dos Professores, quem deu aula foram os pilotos Felipe Giaffone e Roberval Andrade e venceram as baterias válidas pela oitava e penúltima etapa da competição. Agora a decisão vai para Interlagos, em São Paulo (SP), com Andrade liderando a tabela do campeonato com apenas quatro pontos de vantagem. Matematicamente, somente os dois pilotos que venceram hoje têm chances de ser o campeão de 2023 após a aplicação do descarte obrigatório dos dois piores resultados de cada piloto.
Largando da pole position na primeira corrida, Felipe Giaffone dividiu a primeira fila com Wellington Cirino e repetiu o desempenho de sábado (14), largando da ponta e vencendo a primeira corrida de ponta-a-ponta. Os líderes reagiram bem e conseguiram manter suas vantagens, mas Victor Franzoni conseguiu atacar Cirino ainda na primeira volta para assumir a segunda colocação.
No complemento da segunda volta, André Marques atacou Cirino e ambos se tocaram e deixaram muitos detritos na reta principal; enquanto isso Giaffone, andando de “cara para o vento”, passou a abrir vantagem na liderança.
A primeira corrida então teve vitória de Giaffone, com Franzoni em segundo e Roberval Andrade em terceiro. Completam a zona de inversão do grid: Cirino em quarto, Danilo Dirani em quinto, Paulo Salustiano em sexto, Adalberto Jardim em sétimo e Luiz Lopes em oitavo.
Com a inversão dos oito primeiros colocados para a segunda corrida, quem largou da primeira colocação foi Luiz Lopes, dividindo a primeira fila com Adalberto Jardim, que saltou bem para assumir a liderança na primeira curva. Roberval Andrade também reagiu bem e foi da sexta para a segunda colocação.
Na quarta volta, Andrade mergulhou assumir a liderança e Jardim passou a perder rendimento, passando a ser atacado por Giaffone, concluindo a manobra faltando pouco mais de quatro minutos para o final, na abertura da oitava volta aproveitando a frenagem de Jardim para o radar na reta principal.
Na sequência, Salustiano colidiu com a barreira de pneus após disputa com Danilo Dirani, acionando o Safety Truck, terminando a corrida em bandeira amarela com vitória de Andrade, Giaffone em segundo lugar e Jardim em terceiro. Completaram o pódio Beto Monteiro em quarto e Vitor Franzoni em quinto.
Agora o campeonato será decidido em Interlagos, em São Paulo (SP), no dia 10 de dezembro. Com 40 pontos em jogo na disputa pelo título, agora só os “professores” Roberval Andrade e Felipe Giaffone têm chances de deixar a capital paulista com o título de campeão. Após a aplicação dos descartes dos dois piores resultados de cada piloto, Roberval Andrade passa a somar 233 pontos contra 225 de Giaffone – apenas oito pontos separam os postulantes ao título. Em terceiro vem Raphael Abbate, 41 pontos atrás de Andrade, com Beto Monteiro em quarto somando 190.
A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.
Resultados da oitava etapa em Tarumã:
Corrida 1 (top-10 extraoficial)
- Felipe Giaffone (Volkswagen)
- Victor Franzoni (Mercedes)
- Roberval Andrade (Mercedes)
- Wellington Cirino (Iveco)
- Danilo Dirani (Iveco)
- Paulo Salustiano (Volkswagen)
- Adalberto Jardim (Mercedes)
- Luiz Lopes (Mercedes)
- Raphael Abbate (Mercedes)
- Beto Monteiro (Volkswagen)
Corrida 2 (top-10 extraoficial)
- Roberval Andrade (Mercedes)
- Felipe Giaffone (Volkswagen)
- Adalberto Jardim (Mercedes)
- Beto Monteiro (Volkswagen)
- Victor Franzoni (Mercedes)
- Danilo Dirani (Iveco)
- Luiz Lopes (Mercedes)
- Raphael Abbate (Mercedes)
- Djalma Fogaça (Mercedes)
- Leandro Totti (Volvo)
Classificação do campeonato após oito etapas disputadas (top-10 com os descartes dos dois piores resultados de cada piloto)
- Roberval Andrade, 233 pontos
- Felipe Giaffone, 225
- Raphael Abbate, 192
- Beto Monteiro, 190
- Paulo Salustiano, 178
- Jaidson Zini, 163
- André Marques, 149
- Wellington Cirino, 134
- Danilo Dirani, 133
- Luiz Lopes, 128