Reprodução

“Já parou para pensar que o outro nem sempre recebe o que você fala da forma que você gostaria? É aí que surgem os ruídos entre emissores e receptores, as discussões e os desentendimentos. Isso é prejudicial aos relacionamentos pessoais e, quando se trata de empresas, o problema se torna ainda maior, afinal, uma equipe em desarmonia é o primeiro passo para a queda de produtividade e desmotivação. Os impactos são maiores do que se pode calcular e atingem o negócio como um todo”, opina a jornalista Karen Krinchev, idealizadora do Projeto Palavra Escrita e especialista em Comunicação Organizacional e Gestão Estratégica.

Ela vai além e cita que a pandemia e a mudança de trabalho para o sistema remoto enfatizaram ainda mais a importância que se deve dar à comunicação mais humanizada e também menos violenta. “O distanciamento social nos privou dos diálogos face a face, muitos tiveram que adaptar a rotina em casa entre trabalho e família, e somado a isso veio a ansiedade e a solidão. Mesmo com o ‘boom’ de lives e reuniões virtuais, a comunicação pode ter se tornado mais distante, porém, algumas empresas conseguiram transformar essa realidade ao dar atenção especial a esse quesito que é primordial ao relacionamento humano.

“A maioria das pessoas que trabalha com ferramentas tecnológicas, como WhatsApp, sabe que cada palavra dita ou escrita é interpretada de diferentes formas pelo outro. Um exemplo: o seu chefe pede a execução de uma nova tarefa e você responde – ‘não consigo fazer isso hoje’. Logo, ele pensa (talvez já julgando) – ‘como assim, não consegue?’. Você retruca – ‘tenho outras prioridades, como a tarefa X, Y, Z’. Bom, se aquilo que o seu gestor pediu tiver urgência, certamente a sua resposta já gerou irritabilidade nele. Agora, se lá no início da conversa, com jeito, você tivesse falado – ‘hoje, estou concentrado em terminar tais tarefas, mas me passe o seu prazo e negociamos como encaixar essa nova atividade, conforme a prioridade´, o tom da conversa já seria outro”, exemplifica.

Segundo a especialista em Comunicação, ao estender a CNV aos relacionamentos pessoais, entre marido e mulher, mãe e filho, irmãos, entre outros, isso pode ser ainda mais potencializado. “Em casa, as pessoas se sentem mais à vontade para dizer o que pensam e não se preocupam com julgamentos, na maioria das vezes. É aí que surgem as brigas, as discussões. Nós precisamos cuidar da linguagem, da fala, das respostas. E, a partir do momento que usamos estratégias de CNV com as pessoas, os relacionamentos são transformados. Lembre-se que tudo é reflexo: somos tratados conforme tratamos os outros”, conclui.

Em seu instagram (@projetopalavraescrita), a jornalista Karen Krinchev busca influenciar as pessoas a destravarem a comunicação escrita e falada. Ela também pretende compartilhar tendências em Comunicação Não Violenta (CNV), comunicação humanizada, afetiva e efetiva.

Profissional referência em CNV participa do lançamento oficial do Palavra Escrita

Acompanhe a Live oficial de lançamento do Projeto Palavra Escrita. Será no dia 11 de março (quinta-feira), às 8h, no @projetopalavraescrita. O evento gratuito e virtual contará com a participação da mentora em Comunicação Não Violenta Renata Bidone.

A convidada especial é palestrante, consultora, mentora e coach em CNV, em desenvolvimento de pessoas, equipes e lideranças. Psicóloga, doutora e mestre em Comunicação Social, especialista em gestão empresarial e em dinâmica dos grupos – SBDG. Tem formação em coaching ontológico, na metodologia de negociação de Harvard realizada em Cambridge (EUA) e participou do DWD – Date With Destiny, uma imersão de seis dias com Tony Robbins em Palm Beach (EUA), e é ThetaHealer pelo Think – ThetaHealing Institute of Knowledge (EUA). Foi gestora de RH em empresas como a Natura Cosméticos SA e docente em cursos de MBA e Pós-MBA. Sua tese de doutorado e três projetos sob sua gestão foram premiados como Top Ser Humano e Top Cidadania pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul.

Serviço:
LIVE Comunicação Não Violenta: transforme relacionamentos pessoais e profissionais
Data e horário: 11 de março (quinta-feira), 8 horas
Local: Instagram do @projetopalavraescrita