Marcelo Camargo/Agência Brasil – Balanço da Secretaria da Saúde divulgado ontem confirmou nove novos casos em Curitiba

Balanço divulgado ontem (30) aponta 485 casos confirmados de sarampo em Curitiba desde agosto de 2019 – 9 deles são novos. A faixa etária entre 15 e 29 anos concentra cerca de 80% do total de casos confirmados – a idade mediana segue a de 22 anos. Em apenas 26 casos (5%) foi necessária a internação hospitalar e todos já tiveram alta.

Além destes casos confirmados, a Secretaria Municipal da Saúde investiga, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR), outros 827 casos suspeitos da doença no município – a maior parte só pode ser confirmada após a realização de exame de sangue, coletado pelo menos sete dias após o surgimento das manchas vermelhas na pele.

A maior concentração de casos no país continua sendo no estado de São Paulo, onde já há 16.676 casos confirmados de sarampo, de acordo com boletim divulgado no dia 22 de janeiro. A capital paulista concentra 53% dos casos confirmados naquele estado.

No Paraná, a concentração de casos também é na capital do estado (60% dos casos), com transmissão local do vírus do sarampo desde a sua reintrodução no município, em agosto de 2019. Os primeiros casos de Curitiba foram em viajantes vindos principalmente da capital paulista.

Vacinação – Em Curitiba, independentemente de haver ou não campanha, a vacinação de rotina nos 110 postos de saúde não deixa de acontecer, seguindo o recomendado pelo Ministério da Saúde, no Calendário Nacional de Vacinação.

De acordo com esse calendário, crianças, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter registro de duas doses da vacina contra o sarampo, feitas após um ano de idade.

Adultos de 30 a 49 anos devem ter pelo menos uma dose desta vacina, feita após um ano de idade.

Desde 22 de agosto, o Ministério da Saúde também recomenda uma dose extra para bebês de 6 a 11 meses de idade.

Essa dose promove uma imunidade temporária, sendo necessário realizar as duas doses desta vacina previstas no calendário de rotina das crianças brasileiras após este bebê completar 1 ano de idade (a vacina tríplice viral aos 12 meses e a tetra viral aos 15 meses de idade).

Em Curitiba, a cobertura da vacina contra sarampo em crianças de 1 ano de idade é de 96,7% hoje. E, nos dez anos anteriores, essa cobertura vacinal ficou entre 93% e 100,4%.

De 1º de janeiro até esta quinta-feira (30/1) foram aplicadas em Curitiba 13.310 doses de vacina contra o sarampo e no mesmo período do ano passado foram 7.422.