Fim de semana

Doe Solidariedade mobiliza curitibanos com pontos de coleta neste sábado

(Foto: Andre Wormsbecker/SMCS)

A campanha Doe Solidariedade está mobilizando os curitibanos e neste sábado (15/5) terá dois drive-thrus, um organizado pela Prefeitura e outro pela sociedade civil, além de pontos de coleta de doações na 26ª Marcha para Jesus.

O drive-thru da campanha, coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS) para arrecadar alimentos não-perecíveis e roupas masculinas, volta ao Mercado Municipal, local da primeira ação, em abril. A tenda para coleta estará montada em frente ao Mercado de Orgânicos, na Rua da Paz, 608, Centro.

Os curitibanos poderão fazer as doações das 9h às 14h, sem precisar sair do carro. Servidores da FAS farão a coleta, usando equipamentos de proteção individual e álcool em gel.  

O segundo drive-thru será feito pelo Grupo Escoteiro Santos Dumont - 20/PR. A ação social será realizada das 15h às 17h, na sede do grupo escoteiro, que fica no Colégio Júlia Wanderlei, na Rua Francisco Rocha, 747, bairro Batel. Os organizadores pedem a doação de roupas, calçados, cobertores, alimentos e leite em pó.

A 26ª Marcha para Jesus, que este ano será em forma de carreata para evitar a proliferação da covid-19, terá dois pontos de arrecadação de alimentos. Um deles será no Parque São José, em São José dos Pinhais, ponto de concentração da marcha, e o segundo na Praça Nossa Senhora de Salete, no bairro Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, onde o evento será encerrado.

Parte dos alimentos arrecadados durante o evento, que acontecerá entre 14h e 16h, será destinada à campanha Doe Solidariedade.

Campanha

Além de drive-thrus, a campanha Doe Solidariedade tem hoje 138 pontos fixos de coleta de doações. Eles estão nas dez Ruas da Cidadania, nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Disque Solidariedade, onde também foi instalado um drive-thru, e no Instituto Curitiba de Saúde (ICS).

Quem preferir pode fazer doações ainda nas 22 lojas dos supermercados Condor e nas 11 lojas dos supermercados Festval, além de 45 postos de combustíveis.

Todos os alimentos arrecadados são distribuídos às mais de 34 famílias que vivem hoje em extrema vulnerabilidade social na cidade. As roupas masculinas são destinadas a homens em situação de rua atendidos pela FAS. Desde que foi lançada, em 14 de abril, a campanha arrecadou 145 toneladas de alimentos e quase 36 mil peças de roupas.

Veja quais são os pontos de coleta de doações no link fas.curitiba.pr.gov.br/doesolidariedade