Galarza

'Encostado' no Coritiba, paraguaio é convocado para defender seleção

Convocados por Schelotto que atuam em clubes de fora do Paraguai
Convocados por Schelotto que atuam em clubes de fora do Paraguai (Foto: Divulgação/Twitter/Albirroja)

O volante Matias Galarza, 20 anos, foi convocado nessa terça-feira (dia 24) para a seleção do Paraguai. Ele foi chamado pelo técnico Guillermo Schelotto para amistosos em 2 de junho e 10 de junho contra Japão e Coreia do Sul. O Paraguai terminou em 8º lugar nas Eliminatórias da América do Sul e não se classificou para a Copa do Mundo do Catar.

Galarza foi anunciado como reforço do Coritiba em 5 de abril e ainda não estreou. Ele ficou no banco em vários jogos, mas não entrou em campo. Desde 5 de abril, o clube disputou nove partidas.

O jogador paraguaio pertence ao Vasco e tem contrato válido até 2025. Ele veio ao Coritiba por empréstimo, válido até novembro. Em março, o jogador foi convocado para a seleção paraguaia, para os dois últimos jogos das Elimintórias da Copa do Mundo de 2022, mas não chegou a entrar em campo.

CÃO DE GUARDA
No canal FB Scout, o jornalista Felipe Barros mostrou que na temporada 2021 Galarza interrompeu mais ataques dos adversários do que todos os volantes do Coritiba, na média. Ele superou até mesmo Willian Farias em recuperações de bola. Veja os números:

GALARZA x ANDREY
Já o Bem Paraná fez uma comparação com o volante Andrey, que hoje está no Coritiba e, era titular do Vasco na segunda divisão nacional em 2021. Andrey registrou números melhores que o companheiro paraguaio nos quesitos de armação. Nos quesitos defensivos, porém, Galarza levou a melhor.

Veja os números da Série B 2021:

PASSES DECISIVOS
Galarza 1,13
Andrey 1,37

PASSES A CADA 90 MINUTOS
Galarza 42
Andrey 55

PRECISÃO NOS PASSES
Galarza 78,9%
Andrey 83,6%

DESARMES
Galarza 2,8
Andrey 2,6

INTERCEPTAÇÕES
Galarza 2,1
Andrey 1,6

FALTAS COMETIDAS
Galarza 3,0
Andrey 2,3

Fonte: Sofascore
Critério: média a cada 90 minutos jogados

RANKING
No ranking Sofascore, Galarza teve nota médida 6,76 na Série B de 2021, abaixo de Andrey, que ficou com 7,00. Na carreira, o paraguaio jogou como primeiro volante, como segundo volante e como meia-ponta.

Em 2022, Galarza teve poucas chances no Vasco com o técnico Zé Ricardo e só entrou em cinco partidas.

HISTÓRIA
Galarza começou no Olímpia, do Paraguai, e chegou ao Vasco por empréstimo em outubro de 2020, ainda com idade de juniores. Mostrou bom futebol e foi comprado pelo clube carioca em maio de 2021 pelo equivalente a 500 mil euros (o equivalente a R$ 2,6 milhões).

Na Série B de 2021, Galarza disputou 21 das 38 rodadas (11 como titular). Marcou um gol e deu uma assistência.