Colaboração/Repórter Popular

Um protesto com pneus queimados interditou a Rua Brigadeiro Franco, no Parolin, na noite deste sábado (28). Eram cerca de 70 familiares e amigos dos quatro jovens mortos em confronto com a Polícia Militar na noite de sexta (27). Segundo informações de moradores, a polícia militar logo chegou ao local. “São cerca de 10 viaturas e para conter a protesto, eles começaram a disparar balas de borracha. A situação é tensa. Os moradores não arredam o pé”, disse uma moradora, que não quis se identificar. Vídeos nas redes sociais confirmam a situação. Há pelo menos cinco pessoas feridas com bala de borracha. Os familiares e amigos dos quatro jovens protestam contra o que chamam de ação truculenta da polícia e exigem uma investigação minunciosa.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Polícia Militar do Paraná  (PM-PR) garante que agiu com técnica e de maneira imparcial durante a manifestação de sábado (28) à noite no Parolin, que bloqueou a Rua Brigadeiro Franco. Segundo a nota, os policiais só reagiram com balas de borracha, porque foram alvo de agressões dos manifestantes, com pedras e fogos de artifícios, além do que eles estavam danificando o patrimônio público, como viaturas. Veja nota completa aqui.

Dos quatro mortos no Hauer na sexta, três eram menores de idade, 16, 17 e 15 anos. E o velório dos três acontece nas proximidades do protesto. Um na Associação de Morador de Rua, na Rua Presto Silva, 860, e dois na Igreja do Parolin. Dois deles eram irmãos, de 16 e 15 anos. O único maior de idade, 21 anos, já teve o corpo sepultado no fim da tarde deste sábado (28). O enterro dos três está marcado para as 10 horas de domingo (29) no Cemitério Boqueirão.

Os quatro jovens mortos estavam em um carro com alerta de roubo. Segundo informações da PM, o carro onde estavam os rapazes passou em alta velocidade por uma viatura da Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone) e por isso os policiais resolveram ir atrás. Numa tentativa de abordagem, segundo a PM, o carro fugiu e teria, inclusive, passado por preferenciais, colocando em risco a vida cidadãos. Quando o carro parou e os rapazes desceram teriam reagido e houve troca de tiros. Ainda, de acordo com polícia, no carro foram encontrados três revólveres e uma pistola. “Na situação ocorrida na sexta-feira (27), conforme boletim de ocorrência, houve reação dos suspeitos que culminaram na necessidade de reação por parte dos policiais militares. Na ocorrência houve a apreensão de armas de fogo, que retiradas de circulação deixam de serem utilizadas no cometimento de outros crimes”, afirma nota da PM. O caso será investigado.