Nesta terça-feira (6), uma vinheta do SBT chamou atenção dos telespectadores e internautas brasileiros. A emissora de Silvio Santos fez um vídeo usando imagens do Brasil que concluem com os dizeres: Brasil, ame-o ou deixe-o. Esse era um dos slogans mais comuns no período da ditadura militar. A trilha sonora que embala a vinheta é o hino nacional.

A assessoria informou que a inserção é uma peça do SBT, mas não explicou o porquê da vinheta por “questões estratégicas”. O slogan surgiu durante o governo de Emílio Garrastazu Médici, entre 1969 e 1974, período marcado pela forte repressão e que ficou conhecido como “Anos de Chumbo”.

De acordo com o site Notícias da TV, as inserções foram um pedido do Silvio Santos para se aproximar do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Além dessa inserção, há outras vinhetas enaltecendo o Brasil e acompanhadas de músicas que fizeram sucesso durante a ditadura.

A candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad, Manuela D’ávila, se manifestou em seu Twitter sobre a propaganda do SBT. Segundo ela, usar o slogan popular na ditadura é repudiar a democracia e a Constituição de 88.