
O Athletico Paranaense volta a campo nesta terça-feira (dia 14) às 20 horas, quando recebe o Rio Branco, na Ligga Arena, em Curitiba, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense. O time da capital venceu o Paraná Clube na estreia e joga pela liderança. A equipe do Litoral tenta se recuperar após perder em casa para o Azuriz.
Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam em turno único — total de 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. E os dois últimos são rebaixados.
O jogo só será transmitido pela Rede Furacão (streaming pago).
Desfalques
O ponta Cuello, negociado com o Atlético-MG, será o principal desfalque. Ele foi titular na estreia, no jogo contra o Paraná Clube. A vaga dele poderia ficar com o ponta Leozinho, que veio do Ituano e ainda não estreou. Outras opções seriam Chiqueti (19 anos) e Kayke (16 anos). No entanto, o técnico Mauricio Barbieri pode improvisar o meia João Cruz nessa posição, como extremo (meia-ponta).
Outro desfalque
Outra baixa é o atacante Emersonn, 20 anos, que atua como centroavante ou nas pontas. Ele está sendo negociado com o Goztepe, da Turquia, mesmo clube que conta com o atacante Rômulo. O jogador também seria uma opção para substituir Cuello.
Alterações
O técnico Maurício Barbieri não deu pistas sobre a escalação para a partida. O time pode ter mudanças devido ao desgaste físico acumulado após o jogo de sábado.
Reforços
Na primeira rodada, o Furacão estreou cinco dos sete reforços já confirmados: o zagueiro Léo (Vasco), o lateral-direito Palacios (Atlético Nacional), os volantes Raul (Bragantino) e Falcão (CRB) e o ponta Luiz Fernando (Atlético-GO). Além de Leozinho, outro que ainda não jogou é o ponta Isaac, recém-chegado a Curitiba.
Esquema tático
No primeiro jogo, Barbieri armou o time no esquema tático 4-2-3-1, com Raul (direita) e Felipinho (esquerda) como volantes. A linha de três tinha Luiz Fernando (direita), Cuello (esquerda) e Zapelli (centro). Matheus Babi, que voltou de empréstimo ao Peñarol, era o centroavante. Agora, essa posição pode ficar com Di Yorio.
Invencibilidade
Em relação ao histórico, o Athletico não perde para o Rio Branco há quase dez anos. A última derrota nesse confronto foi em abril de 2015, pelo Torneio da Morte do Paranaense, quando a equipe do Litoral venceu por 3 a 1 na Arena da Baixada. O Furacão era comandado pelo técnico Enderson Moreira e conseguiu escapar do rebaixamento, assim como o Rio Branco.
Depois daquele duelo, foram mais dez confrontos entre as duas equipes, com oito vitórias do Furacão e dois empates.
Rio Branco
O time de Paranaguá vai estrear os dois reforços para 2025 na partida contra o Athletico: o atacante Cristaldo e o zagueiro Victor Ramos, ambos campeões pelo Palmeiras. Clique aqui para saber mais.
- ATHLETICO x RIO BRANCO
- Athletico: Mycael; Hayen Palacios, Belezi, Léo e Fernando; Raul e Felipinho; Luiz Fernando, Zapelli e João Cruz (Chiqueti ou Kayke); Matheus Babi. Técnico: Maurício Barbieri
- Rio Branco: Filipe; Vinicios, Gabriel Almeida (Victor Ramos), Fernando Brito e Jefferson Recife; Ferreira e Fábio Magrão; Diogo Carlos, Elvis e Bryam; Caio Vieira (Cristaldo). Técnico: Fahel Júnior
- Árbitro: Lucas Paulo Torezin
- Local: Ligga Arena, em Curitiba, às 20 horas
- TV: Rede Furacão