
A realização do evento internacional Red Bull Showrun, no próximo sábado (15), a partir das 14h, na Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, mexe com a economia de Curitiba neste mês de março. Hotéis, restaurantes, bares e todo o comércio já sentem o impacto do evento, que será aberto ao público e gratuito, movimentando a cidade em diversos setores.
Segundo Jonel Chede, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral (SEHA), a taxa de ocupação da rede hoteleira durante o fim de semana do evento alcançou 75%, representando um crescimento de 40% em comparação com períodos sem grandes eventos.
“O evento da Red Bull em Curitiba movimenta diversos setores da economia local, já que atrai consumidores para a cidade. Além disso, envolve uma ampla rede de fornecedores contratados para viabilizar um evento desse porte, como montadores, recepcionistas e profissionais de áudio e vídeo”, diz Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau.
Para o diretor executivo da seccional Paraná da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luciano Bartolomeu, eventos como o da Red Bull trazem vida à cidade.
“São eventos que não atraem só pessoas de fora, mas também movimentam as pessoas que moram na cidade, isso é muito positivo para a economia”, afirma Bartolomeu.
O empresariado curitibano tem sentido na ponta o aumento do movimento. Karla Sottomaior, proprietária do Hotel Blumenau, no Centro, comemora a lotação máxima.
“Desde o final de janeiro o hotel tem tido procura. São famílias que vinham para o evento e empresas que têm funcionários trabalhando na montagem da estrutura”, ressalta Karla.
O empresário Luiz Breda, dono do restaurante Bávaro, na Rua 24 horas, ressalta que o comércio do Centro está sendo diretamente beneficiado pelo Red Bull Showrun.
Comércio na Cândido de Abreu se prepara
O evento de sábado também é esperado com grande expectativa pelos comércios na Avenida Cândido de Abreu, grandes ou pequenos.
O restaurante Kurytyba, que fica localizado na Avenida, além de reforçar o cardápio tradicional com buffet por quilo e livre, com frutos do mar e carnes nobres, vai apostar em produtos estilo “take away”, onde o cliente pode retirar seu prato ou sua bebida e consumir pelas ruas sem perder nada do evento.
Alguns dos petiscos escolhidos foram Fish and Chips e Palitos de Polenta, além de chopes e refrigerantes.
Alessandro Picoli, chef e proprietário do restaurante, reforça a importância de eventos como esse. “Eu particularmente gosto muito dessas iniciativas, que movimentam a cidade. Isso dá uma visibilidade muito boa para o comércio local e também para Curitiba.”
De acordo com Everaldo Fernandes, funcionário de uma banca também na Avenida Cândido de Abreu, a expectativa é que as vendas aumentem em até 50%. Entre os itens vendidos no local estão balas, salgadinhos e, claro, Red Bull. O famoso energético está presente em todos os comércios próximos para o evento, com direito a duas novas geladeiras oficiais da marca com estoque renovado em uma farmácia local.
Quem curte uma cafeína mais tradicional, uma franquia de café localizada em frente ao evento também está se preparando para a movimentação. Felipe Seixas, funcionário do café, destaca: “Já aumentamos o estoque e acreditamos que a procura será intensa. Não vai faltar nada.”
O Red Bull Showrun começa às 14 horas, mas a montagem do evento começou no domingo passado.
Red Bull Showrun
É a primeira vez que o Red Bull Showrun ocorre no Brasil. Haverá demonstrações de veículos icônicos do esporte a motor, incluindo um carro de Fórmula 1 da Red Bull Racing.
A Avenida Cândido de Abreu será o palco do espetáculo, que começa às 14h, com entrada gratuita. A abertura do local ocorre ao meio-dia e o término do show está previsto para as 16h30.
Os organizadores alertam que o espaço destinado ao evento está sujeito a lotação, por isso é recomendável chegar cedo para garantir um bom lugar e aproveitar ao máximo a experiência.
O evento contará com fan zone, área para pessoas com deficiência, bares, food trucks e banheiros.