A nova decisão do TSE dá direito a todos os partidos – mesmo aqueles que não elegeram nenhum deputado – a terem direito ao fundo partidário. Se por um lado, a decisão favorece à democracia, com todos os segmentos sendo representados, por outro, abre brechas para legendas de aluguel.

Legislar
Os deputados federais, com a nova decisão, abriram o olho para a necessidade de o Congresso voltar a legislar. O que vem ocorrendo hoje, é que sem uma definição da classe política sobre a cláusula de barreira, o Tribunal seve obrigado a assumir o papel de legislador.

Empecilhos
Muitas propostas ficaram paradas no Congresso, na legislatura anterior, em função da pauta estar constantemente trancada por medidas provisórias. Ou seja,o Poder Executivo também tem feito o papel de legislador. As declarações de vários deputados têm indicado uma tendência contrária: do Poder Legislativo voltar a fazer as leis.

Vandalismo
A Prefeitura de Curitiba se viu obrigada a restaurar a iluminação do velódromo do Jardim Botânico. O gasto foi provocado por obra de vândalos. O velódromo de Curitiba é o único do Brasil que é público e fica à disposição da comunidade. A importância do equipamento urbano é tanta, que muitos dos grandes ciclistas brasileiros são formados no Paraná.


Frase do dia

Os partidos pequenos, na sua grande maioria, é claro que existem honrosas exceções, são verdadeiros mercadores de legendas.

Tasso Jereissati, senador e presidente do PSDB, criticando a decisão do TSE de liberar o fundo partidário para todos os partidos existentes.


Nota 10
Para o prefeito Beto Richa, que vem cumprindo com sobras todos os seus compromissos de campanha.