Isabelle Neri – Diversas fases do artista em uma mostra

A mostra “Emblemas da Cultura Brasileira: Retrospectiva da obra gráfica de Claudio Tozzi”, que ficaria em cartaz na Caixa Cultural Curitiba até o 6 de janeiro, foi prorrogada e permanece em cartaz até o dia 17 de fevereiro. A exposição é uma oportunidade rara de conhecer a obra gráfica do artista, nos últimos 50 anos, e apresenta soluções técnicas coerentes com cada fase de sua produção pictórica, utilizando variados processos de reprodução gráfica: serigrafia, xerox, litografia, gravura em metal, zinc off-set e digitografia. 
A produção de Tozzi tem absoluta coerência de linguagem entre sua pintura e o meio de reprodução utilizado em cada fase. Assim as cores chapadas dos astronautas e multidões da década de 60 são reproduzidas pelo processo de serigrafia. Os parafusos mais simbólicos e contidos exigem uma técnica mais intimista: a gravura em metal.
“Sempre propus realizar trabalhos que fossem inseridos no espaço da cidade, atitude resultante de estudos e reflexões de minha formação em arquitetura e design urbano”, disse Claudio Tozzi. Atualmente, sua produção exige técnicas e superposições de retículas gráficas que permitem ao expectador uma percepção mais ampla da forma e da cor através da somatória ótica de retículas com variações de seus matizes.
A mostra é resultado de uma pesquisa do curador e historiador Manuel Neves, realizada na École dês hautes Etudes em Sciences Sociais em Paris, que investigou a produção da arte brasileira na segunda metade da década de 60, onde a obra de Claudio Tozzi ocupa destacado lugar. A pesquisa em idioma francês (ainda não publicada no Brasil) que tem como título: “Image Pop: Pop art presence et negation dans l’art brésilien des années soixante“, foi editada na Europa pela Édition Universitaires Européennes, Sarrebruck. 
Segundo o curador Manuel Neves, Claudio Tozzi é um artista fundamental na cena contemporânea brasileira. Sua obra, como a dos artistas mais importantes de sua geração, articula uma mudança radical no estatuto da imagem artística, tomando e reprogramando os modelos visuais projetados pelos meios de comunicação e a indústria do espetáculo, para produzir uma obra figurativa, chamada genericamente no mundo anglo-saxão pop art.
As imagens referentes à exposição englobam toda a produção de Tozzi em suas diversas fases: multidões, bandido da luz vermelha, astronautas, parafusos, cor pigmento luz, recortes até a mais recente – territórios.

Serviço
Artes Visuais: Emblemas da Cultura Brasileira: Retrospectiva da obra gráfica de Claudio Tozzi
Onde:  CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Quando: até17 de fevereiro de 2019
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Entrada franca
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Informações: (41) 2118-5427
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal