A carcaça de uma baleia jubarte foi encontrada encalhada em uma praia do balneário de Currais, no município de Matinhos, no Litoral do Paraná, neste último domingo (15). De acordo com pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), do Centro de Estudos do Mar da UFPR, o animal já estava em avançado estado de decomposição e precisou ser enterrado na própria orla, em um trecho de areia próximo à restinga.

O animal era um macho jovem que tinha cerca de 8 metros de comprimento. O aparecimento da jubarte chamou a atenção de quem passava pelo balneário. Curiosos se reuniram na beira da praia para observar a carcaça e a área precisou ser isolada para evitar maiores problemas. 

Segundo o CEM, é normal a passagem de jubartes pela costa brasileira, principalmente para se reproduzirem. No entanto, é mais comum que elas nadem pela região de Abrolhos, na Bahia.

Caso a população se depare com encalhes do tipo em praias paranaenses, a recomendação é que evite contato e entre em contato com o CEM pelo telefone 0800 642 3341 ou (41) 3511-8671.