Publicidade
Polêmica

Cida transforma ilha que Ratinho Jr prometeu vender em parque estadual

"Ilha das Cobras: at\u00e9 2011, local funcionava como resid\u00eancia de veraneio de governadores"
"Ilha das Cobras: at\u00e9 2011, local funcionava como resid\u00eancia de veraneio de governadores" (Foto: ANPr/divulgação)

A governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti (PP), assinou hoje decreto que transforma a Ilha das Cobras, localizada na baia de Paranaguá (Litoral) em uma unidade de conservação na categoria Parque Estadual, com proteção integral de seu ambiente e espaço de pesquisa e educação ambiental. A ilha é a mesma que o candidato do PSD ao governo e adversário de Cida, deputado estadual Ratinho Júnior, vem prometendo vender, caso eleito, como combate ao que ele chama de “mordomias da velha política”. Até 2011, o local era usado como casa de veraneio de governadores.

Com 52 hectares de área remanescente de Mata Atlântica e parada de tartarugas marinhas, o Parque Estadual Ilha das Cobras também abrigará a Escola do Mar, destinada à educação ambiental e à pesquisa. O objetivo é multiplicar o conhecimento sobre as ciências do mar, unindo o saber tradicional Caiçara (conhecimento dos pescadores) à inovação e tecnologia.

Com a assinatura do decreto, começa uma nova etapa do projeto, segundo o governo. “Queremos que o local seja aberto à visitação pública e à educação ambiental dos estudantes do Paraná, além de promover a melhoria das condições de vida e de trabalho da comunidade pesqueira da região e de suas futuras gerações”, afirmou Cida Borghetti.

A governadora lembrou que no início de junho determinou a criação de um grupo de trabalho para estudar uma nova destinação para a ilha. A tarefa ficou a cargo das secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Educação, da Comunicação Social e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Casa Civil; Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Sanepar; e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A Ilha das Cobras pertence à União e foi necessário aval federal para a constituição do novo parque no local.

Leia mais no blog Política em Debate

 

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES