Valquir Aureliano – Guilherme Biro: titular com Morínigo

O técnico paraguaio Gustavo Morínigo foi contratado pela nova diretoria do Coritiba, eleita no final de dezembro, com a missão de valorizar mais as revelações das categorias de base. E a mudança foi imediata. Desde que ele chegou ao clube, os pratas-da-casa ocuparam 32% do time titular. Ou seja, entre os 44 escalados como titulares nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, 14 são ex-juniores do clube.

Antes da chegada de Morínigo, as escalações titulares do Coritiba no Campeonato Brasileiro 2020 tinham apenas 9% de jogadores formados na base. Isso significa que, na média, apenas um prata-da-casa era titular por rodada da competição. Com o paraguaio no comando, agora são três por rodada, em média.

Em quatro jogos, Morínigo já escalou sete diferentes pratas-da-casa: o lateral-direito Natanael (19 anos), o lateral-esquerdo Guilherme Biro (20), o zagueiro Henrique Vermudt (21), os médios Luiz Henrique (21) e Matheus Bueno (22), o ponta Nathan Fogaça (21) e o centroavante Pablo Thomaz (21).

O treinador esperava promover a estreia do ponta Robinho, 20 anos, mas o jogador testou positivo para Covid-19 e está em isolamento.

PRATAS-DA-CASA COM MORÍNIGO

Jogadores revelados na base escalados como titular pelo atual técnico

Jogador

Titular

Natanael

3

Guilherme Biro

3

Henrique Vermudt

2

Luiz Henrique

2

Matheus Bueno

2

Nathan Fogaça

1

Pablo Thomaz

1

PRATAS-DA-CASA NO BRASILEIRÃO 2020

Jogadores revelados na base que mais jogaram pelo Coritiba na competição

Jogador

Total de jogos

Titular

Matheus Bueno

23

13

Natanael

16

11

Yan Sasse

16

5

Pablo Thomaz

12

2

Igor Jesus

10

5

Luiz Henrique

10

3