Série B

Paraná Clube tenta derrubar jejum de 25 anos contra Felipão

Felipão cumprimenta Dado Cavalcanti, no duelo contra o Paraná Clube, em 2018
Felipão cumprimenta Dado Cavalcanti, no duelo contra o Paraná Clube, em 2018 (Foto: Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak)

O Paraná Clube enfrenta o Cruzeiro nesta sexta-feira (dia 30) às 21h30, no Mineirão, pela 19ª rodada da Série B. Em 4º lugar na competição, time paranaense tem a chance histórica de derrubar um jejum de 25 anos sem vencer o técnico Felipão. A equipe mineira está na zona de rebaixamento, em 18º lugar.

Desde que Felipão assumiu, o Cruzeiro venceu uma (contra o Operário) e empatou outra (com o Náutico).

Já o Paraná vem de vitória em casa sobre o Oeste e empate fora de casa contra o Cuiabá.

Embalado, o time do técnico Allan Aal tenta repetir a façanha da equipe de 1995. Naquele ano, o Paraná venceu por 2 a 0 o Grêmio de Felipão, pela primeira fase do Brasileirão, com gols do lateral-esquerdo Guilherme e do meia-atacante Claudinho. A equipe paranaense era comandada por Vanderlei Luxemburgo e contava com Régis, Gil Baiano, Ageu, Marcão, Hélcio, Maurílio e Paulo Miranda. Já Felipão usou um time reserva naquela ocasião, poupando titulares para compromisso pela Copa Libertadores.

Em toda história, o Paraná só venceu duas vezes equipes comandadas por Felipão. A outra foi em 1994, também sobre o Grêmio, por 3 a 1, com gols de Adoilson, Carlos Alberto Dias e Paulo Miranda.

Nos outros confrontos entre Paraná e Felipão, o técnico gaúcho venceu quatro e empatou três. O último encontro foi em 2018, no empate em 1 a 1 com o Palmeiras, pelo Brasileirão, em Londrina.

OS CONFRONTOS
Entre Paraná Clube x Felipão
Paraná 1x1 Palmeiras — Brasileirão 2018
Palmeiras 4x0 Paraná — Copa do Brasil 2012
Paraná 1x2 Palmeiras — Copa do Brasil 2012
Paraná 0x1 Palmeiras — Brasileirão 1999
Palmeiras 3x2 Paraná — Brasileirão 1998
Paraná 1x1 Palmeiras — Brasileirão 1997
Paraná 0x0 Grêmio — Brasileirão 1996
Paraná 2x0 Grêmio — Brasileirão 1995
Grêmio 1x3 Paraná — Brasileirão 1994

ESCALAÇÕES
O Paraná não terá Fabrício (lesionado), Jean Victor (suspenso) e Bruno Gomes (suspenso). Clique aqui para saber mais sobre a escalação do time.

O Cruzeiro conta com a volta do zagueiro Manoel (ex-Athletico-PR), que retorna ao time após testar positivo para Covid-19. O lateral-esquerdo Matheus Pereira e o ponta Arthur Caike (ex-Paraná, Coritiba e Londrina) são as baixas.  

CRUZEIRO x PARANÁ
Cruzeiro: Fábio; Rafael, Cacá, Manoel e Patrick Brey; Adriano e Jadsom; Marquinhos Gabriel, Régis e Airton; Marcelo Moreno. Técnico: Felipão
Paraná: Marcos (Alisson); Paulo Henrique, Salazar, Hurtado e Juninho; Jhony Douglas e Higor Meritão; Andrey (Marcelo), Renan Bressan e Thiago Alves; Léo Castro (Andrey). Técnico: Allan Aal
Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
Local: Mineirão, sexta-feira às 21h30