Arnaldo Alves / ANPr – Neste ano serão analisados 49 pontos no Litoral do Paraná

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) começou no mês passado a coleta de amostras para os boletins semanais de balneabilidade da temporada de verão 2019/2020. O primeiro boletim será disponibilizado na semana do Natal e fará um balanço de mais de 60 regiões. A expectativa é de manutenção da qualidade das águas no Litoral e nas praias artificiais e represas das costas Oeste e Norte.

Nesta temporada serão monitorados 49 pontos no Litoral — 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina — e as praias artificiais do Lago de Itaipu em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon, além do Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, no Norte do Paraná.

Na temporada 2018/2019 os boletins de balneabilidade divulgados pelo IAP mostraram que a qualidade das águas se manteve boa durante todo o período. O último informe, divulgado em 1° de março de 2019, mostrou que apenas um dos 49 pontos monitorados no Litoral se mostrava impróprio para banho.

O monitoramento das águas permite a verificação de contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.

Copel
A Copel iniciou na sexta-feira o funcionamento de suas Estações no Verão Maior, no litoral paranaense, onde será disponibilizado o empréstimo de bicicletas e patinetes elétricos e haverá distribuição de brindes. Segundo o superintendente comercial João Acyr Bonat Junior, o projeto traz para a temporada a prática da sustentabilidade, aliando mobilidade elétrica, uso consciente da energia e qualidade de vida

O prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, comemorou. “A Copel é a primeira a chegar. Estamos muito animados porque trabalhamos o ano inteiro para que os veranistas possam aproveitar a nossa praia”. Este ano, a expectativa da administração municipal é receber 1 milhão de turistas na temporada.

As Estações Copel estão localizadas nas principais praias do Litoral, em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Os serviços estarão disponíveis de quarta a domingo, das 9h às 18h, até 16 de fevereiro de 2020. O empréstimo poderá ser agendado pelo aplicativo Copel Mobile, no ícone Move Copel, disponível para clientes que possuam cadastro da fatura digital. Para usufruir dos equipamentos é preciso apresentar o documento de identidade do titular da fatura de energia.