Publicidade
Temporada no Litoral

Primeiro boletim da qualidade das águas sai antes do Natal

Neste ano serão analisados 49 pontos no Litoral do Paraná
Neste ano serão analisados 49 pontos no Litoral do Paraná (Foto: Arnaldo Alves / ANPr)

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) começou no mês passado a coleta de amostras para os boletins semanais de balneabilidade da temporada de verão 2019/2020. O primeiro boletim será disponibilizado na semana do Natal e fará um balanço de mais de 60 regiões. A expectativa é de manutenção da qualidade das águas no Litoral e nas praias artificiais e represas das costas Oeste e Norte.

Nesta temporada serão monitorados 49 pontos no Litoral — 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina — e as praias artificiais do Lago de Itaipu em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon, além do Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, no Norte do Paraná.

Na temporada 2018/2019 os boletins de balneabilidade divulgados pelo IAP mostraram que a qualidade das águas se manteve boa durante todo o período. O último informe, divulgado em 1° de março de 2019, mostrou que apenas um dos 49 pontos monitorados no Litoral se mostrava impróprio para banho.

O monitoramento das águas permite a verificação de contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.

Copel
A Copel iniciou na sexta-feira o funcionamento de suas Estações no Verão Maior, no litoral paranaense, onde será disponibilizado o empréstimo de bicicletas e patinetes elétricos e haverá distribuição de brindes. Segundo o superintendente comercial João Acyr Bonat Junior, o projeto traz para a temporada a prática da sustentabilidade, aliando mobilidade elétrica, uso consciente da energia e qualidade de vida

O prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, comemorou. “A Copel é a primeira a chegar. Estamos muito animados porque trabalhamos o ano inteiro para que os veranistas possam aproveitar a nossa praia”. Este ano, a expectativa da administração municipal é receber 1 milhão de turistas na temporada.

As Estações Copel estão localizadas nas principais praias do Litoral, em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Os serviços estarão disponíveis de quarta a domingo, das 9h às 18h, até 16 de fevereiro de 2020. O empréstimo poderá ser agendado pelo aplicativo Copel Mobile, no ícone Move Copel, disponível para clientes que possuam cadastro da fatura digital. Para usufruir dos equipamentos é preciso apresentar o documento de identidade do titular da fatura de energia.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES