Publicidade
Jogos de Aventura e Natureza

Surf, triátlon, handebol, futebol e jipes movimentam as praias do Paraná

(Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST)

Guaratuba, Antonina, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba e Paranaguá, no Litoral, abrigam até o próximo fim de semana competições de handebol, surf, triátlon, além de espetáculos de balonismo e Futebol das Estrelas. É a quarta etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, a segunda no Litoral do Estado. A abertura foi sábado (19) e as atividades acontecem durante a semana.

Na abertura, uma das atrações foi a trilha de jipes: além da apresentação da modalidade, o público pode partcipar do circuito. Neste domingo (20) movimentam a região competições finais do surf, em Guaratuba (Praia Brava), o triátlon, em Caiobá, e o Futebol das Estrelas, no Campo Municipal de Guaratuba. Em Antonina, também dentro dos Jogos de Aventura e Natureza, acontece a penúltima etapa da Copa Paraná de Handebol de Areia. O time de Paranaguá, lidera a a competição nas disputas do masculino e feminino. Durante toda a semana haverá clínicas com temas de esportes para a comunidade, espalhadas ao longo do Litoral.

Criados pelo Governo do Estado neste ano, os jogos misturam esporte e turismo com o objetivo de movimentar a economia paranaense. A competição reúne 29 modalidades e percorre 26 municípios do Estado, de ponta a ponta, entre agosto e dezembro.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior abriu a primeira etapa em 10 de agosto, no Litoral. Depois, aconteceram duas etapas abfangendo municípios lindeiros ao lago de Itaipu. A seguir, os Jogos seguem para a região de Angra Doce, de 23 de novembro a 1º de dezembro.

ESPETÁCULOS – Na abertura desta quarta etapa, realizada na tarde de sábado,, o público pode aproveitar atividades recreativas, praça de alimentação, simulador de voo livre, parede de escalada, tirolesa e trilha de jipes.

Atração já tradicional nas festas de abertura de cada uma das etapas, a Banda que Voa encantou o público, atento a cada acrobacia das bailarinas e notas entoadas a mais de 40 metros de altura.

A etapa do Litoral tem o apoio do Sistema Fecomércio e prefeituras das cidades-sedes. “A competição já traz na bagagem a parceria com todos os municípios participantes”, disse o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski. “Os prefeitos abraçaram o nosso projeto. Sem essa participação efetiva, nada disso poderia ser realizado", afirmou.

Os prefeitos Roberto Justus, de Guaratuba, Ruy Hauer, de Matinhos, participaram da abertura. "O Governo faz um grande investimento no Litoral com esses jogos. É uma grande oportunidade para atrair turistas em períodos de baixa temporada", disse Justus.

CATEGORIAS - Os Jogos se dividem em três categorias: competição, apresentação e participação. A de competição reúne modalidades cujas inscrições são feitas via federações esportivas, com premiações em dinheiro, além de troféus e medalhas. Nesta etapa serão realizadas competições de jipe, surf, handbeach, triathlon, vôlei de praia, beach tennis, corrida de aventura, vela, skate, beach soccer, bodyboarding e futevôlei.

PARA O PÚBLICO - As modalidades abertas à participação de toda a população acontecem ao longo da semana com diversas clínicas esportivas voltadas à comunidade. A programação é diária e atende locais estratégicos para a prática de cada esporte, sempre supervisionados por profissionais.

Para informações sobre a agenda completa, inscrições e resultados, acesse http://www.jogosaventuraenatureza.com/agenda

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES