Na estreia do técnico Waldemar Lemos, o Atlético Paranaense conquistou a sua primeira vitória no Brasileirão, neste sábado, ao derrotar o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro, pela sexta rodada. O resultado deixou o Atlético com quatro pontos, fora da última posição da tabela, mas ainda na zona de rebaixamento. O Sport ocupa a provisória 16ª colocação, com cinco.


Depois de um início truncado no meio-campo, o Sport tomou a iniciativa e teve duas boas oportunidades para sair na frente. Aos 9 minutos, Ciro avançou na área e, na saída do goleiro, acertou o travessão. Um minuto depois, Fumagalli recebeu passe, quase na marca do pênalti, e mandou à esquerda de Vinícius.O Atlético suportou a pressão dos donos da casa e respondeu aos 22 minutos, em cobrança de escanteio de Paulo Baier, que estreou no Atlético logo diante do seu ex-clube. O goleiro Magrão não segurou a bola e Bruno Teles salvou o Sport ao tirar a bola em cima da linha.


As boas chances de gol, no entanto, deram lugar a troca de passes no meio-campo, reduzindo o ritmo da partida. O jogo só ganhou em movimentação novamente no começo do segundo tempo. O time da casa voltou melhor do intervalo e tentava impor nova pressão sobre os atleticanos.


O time paranaense, por sua vez, conseguiu impedir o crescimento dos pernambucanos, mas foram ameaçados em pelo menos duas oportunidades. Aos 16, Luciano Henrique chutou rasteiro de fora da área e quase surpreendeu Vinícius. A bola passou rente à trave esquerda do goleiro. E, aos 23, Vandinho girou dentro da área e mandou por cima do travessão, com perigo.


O Atlético se segurava na defesa, porém não conseguia levar perigo ao gol de Magrão. Não por acaso, o gol da vitória saiu em jogada de bola parada. Wesley cobrou escanteio da direita e Rafael Santos subiu sozinho na área para cabecear para o fundo das redes, aos 29 minutos.


Na próxima rodada, no sábado, o Atlético receberá o Palmeiras, na Arena da Baixada.


Ficha Técnica:
Sport 0 x 1 Atlético
Sport – Magrão; Moacir, César, Durval e Bruno Teles (Guto); Hamilton, Sandro Goiano, Fumagalli e Luciano Henrique; Ciro e Weldon (Vandinho). Técnico: Emerson Leão.

Atlético – Vinícius; Rhodolfo, Antônio Carlos e Rafael Santos; Raul (Zé Antônio), Valencia, Chico, Paulo Baier (Wesley) e Márcio Azevedo; Rafael Moura e Patrick (Fransérgio). Técnico: Waldemar Lemos.
Gols – Rafael Santos, aos 29 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Fumagalli (Sport); Paulo Baier, Chico, Raul, Valencia, Rafael Moura (Atlético).
Árbitro – Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG).
Local – Estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE).