(Franklin de Freitas)

As vendas do varejo paranaense em agosto cresceram 1,67% em comparação a julho, segundo dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Essa alta também foi reflexo do Dia dos Pais, que alavancou as vendas das lojas de departamentos (18,19%), óticas, cine-foto-som (14,58%) e calçados (7,92%),

No acumulado do ano, o comércio ficou no mesmo patamar se comparado com janeiro a agosto de 2022, com uma breve redução 0,09%.

Os saldos positivos ficaram por conta dos setores de concessionárias de veículos (7,71%), autopeças (4,12%), supermercados (3,71%) e óticas, cine-foto-som (1,87%). Os demais segmentos acumulam perdas no faturamento em relação ao mesmo período de 2022, sobretudo farmácias (-7,21%), materiais de construção (-6,95%) e vestuário e tecidos (-5,76%).

As vendas de agosto, na comparação com o mesmo mês de 2022, foram 5,25% menores, com reduções mais expressivas nos ramos de livrarias e papelaria (-31,37%), combustíveis (-14,83%) e vestuário e tecidos (-12,39%).