cemiteriocapa
Foto: Valquir Aureliano

O Dia de Finados é celebrado amanhã (2 de novembro). Mas já nesta quarta-feira (1º), véspera da data comemorativa, os cemitérios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) registram um movimento mais expressivo de visitantes.

As imagens abaixo, por exemplo, foram feitas no Cemitério Municipal e mostram uma movimentação considerável de pessoas no local no começo da tarde de hoje.

LEIA MAIS: Com viagem até pro espaço, paranaenses optam cada vez mais pela cremação

Tradicionalmente, durante o feriado de Finados são registrados mais de 100 mil visitantes apenas nos cemitérios municipais da Capital, mas também há grande fluxo de pessoas nos cemitérios particulares: só o Cemitério Vertical de Curitiba espera até 50 mil pessoas entre a quinta e a sexta-feira.

Horário de funcionamento

Os cinco cemitérios municipais de Curitiba funcionarão com todos os portões abertos, das 7h às 18h, na quinta-feira, Dia de Finados. Nos outros dias da semana, o acesso das famílias será feito somente pelos portões principais dos cemitérios.

Os cemitérios São Francisco de Paula, Água Verde, Boqueirão, Santa Cândida e Zona Sul (Umbará) também terão uma programação especial no Dia de Finados.

Na Praça do Sagrado Coração de Jesus, em frente ao Cemitério Municipal Água Verde, a missa organizada pela Arquidiocese de Curitiba será às 8h, celebrada pelo bispo auxiliar dom Reginei José Modolo e pelo padre Reginaldo Manzotti. Diáconos e ministros da eucaristia também estarão disponíveis para realizar atendimentos, das 8h às 17h.

No Cemitério Municipal Boqueirão três missas, às 9h, 12h e 15h, serão celebradas pelo Santuário de Nossa Senhora do Carmo.

O cemitério mais antigo de Curitiba, São Francisco de Paula, também vai contar com a presença de diáconos e ministros da eucaristia ao longo do dia para atender aos frequentadores do espaço.

Como fica o trânsito na Capital

Nesta quinta-feira (2/11), Dia de Finados, Curitiba terá bloqueios no trânsito próximo aos cemitérios Água Verde e Parque Iguaçu. Nos demais cemitérios, os agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) vão monitorar e organizar o fluxo. 

No Cemitério Municipal Água Verde, haverá uma missa celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti. Dependendo da concentração do público, poderá ser feito um bloqueio de trânsito na Avenida Água Verde entre as ruas Silveira Peixoto e Bento Viana a partir das 8h. Os agentes de trânsito farão o monitoramento e o bloqueio em caso de necessidade. 

Outros dois bloqueios serão feitos nas proximidades do Cemitério Municipal Água Verde, das 7h30 às 18h, impedindo o acesso de veículos à Rua Professor Assis Gonçalves, entre a Avenida Água Verde e a Rua Nestor Victor. As opções de desvios são duas: uma pelas ruas Prof. Assis Gonçalves, Nestor Victor e Alcebíades Plaisant e a outra pelas ruas Bento Viana e Petit Carneiro. 

Com a celebração da Missa de Finados, a linha 863-Água Verde realizará desvio de itinerário das 7h desta quarta-feira (1/11) às 18h desta quinta-feira (2/11) pelas ruas Prof. Luiz César e Dom Pedro I, sentido bairro, e pela Rua Murilo do Amaral Ferreira, Rua Castro e Avenida Água Verde, retornando ao itinerário oficial na Rua Bento Viana, sentido centro.

Cemitério Parque Iguaçu

Para melhorar o fluxo de trânsito na região do Cemitério Parque Iguaçu, no bairro Cascatinha, a Rua Nicolau José Gravina estará liberada para a circulação de veículos somente no sentido da Rua Ângelo Trevisan das 7h30 às 18h.

Para isso, serão estabelecidos dois bloqueios, um no acesso à Nicolau José Gravina pela Avenida Cândido Hartmann e o outro no acesso à mesma rua pela Ângelo Trevisan. Somente os moradores da região poderão trafegar na Nicolau José Gravina no sentido da Avenida Cândido Hartmann.

Aqueles que forem ao cemitério deverão utilizar uma via particular de acesso localizada na Avenida Cândido Hartmann, ao lado do posto da Guarda Municipal de Curitiba no Parque Barigui. A saída do cemitério será realizada pela Nicolau José Gravina, no sentido da Ângelo Trevisan.

Agentes de trânsito estarão no local para auxiliar a população nos cemitérios da cidade.