O Governo do Estado realiza, nesta seguinda-feira (10), a partir das 14h30, no Palácio Iguaçu, uma reunião para tratar dos preparativos da Operação Verão 2018/2019, que acontece de 21 de dezembro a 10 de março do ano que vem. A governadora Cida Borghetti participará do encontro. Também participarão prefeitos do Litoral e representantes de todas as secretarias e órgãos envolvidos no projeto. Serão 80 dias de atividades, 24 a mais do que no ano passado.

A Operação envolve mais de 10 órgãos e secretarias de Estado. O Corpo de Bombeiros do Paraná está contratando 40 novos guarda-vidas para a Operação Verão. “Nossa intenção é ter 800 profissionais trabalhando em todo o Paraná, buscando preservar a vida não só dos paranaenses, mas também dos turistas que vêm para cá”, disse o comandante da cooperação, coronel Fábio Mariano de Oliveira.

A novidade deste ano, segundo ele, é que a corporação vai implementar a utilização de drones. “Com isso, vamos conseguir visualizar de uma plataforma elevada onde está a maior concentração de publico”, afirmou.

Matinhos
A Prefeitura de Matinhos já realiza preparativos para a temporada. A secretaria de Meio Ambiente deu início à instalação de lixeiras na Orla e na cidade. De acordo com o secretário de Meio Ambiente  Sergio Ciloi. “Serão colocadas lixeiras em pontos estratégicos, porém é importante que não se coloque lixo solto, devido a impossibilidade de fazer o recolhimento, para ajudar na preservação da lixeira e também para evitar mau cheiro na cidade”, explicou.

O lixo, quando descartado incorretamente, causa  inúmeros estragos ao meio ambiente, à saúde e à própria cidade. Contaminação do solo e da água, morte de animais nativos, bueiros entupidos, alagamenos e doenças podem ser causadas pelo descarte incorreto de resíduos. O lixo jogado nas praias pode acabar no mar, causando a contaminação da água.