default
Pela primeira vez, mais de 50% das luminárias dos municípios paranaenses são LED (Foto: Valdelino Pontes/SECID)

O Paraná atingiu um marco histórico na quarta-feira passada (19). Pela primeira vez, a maioria das lâmpadas na iluminação pública dos municípios são em LED. São 50,02%, ou 682 mil unidades.

As lâmpadas de LED são mais econômicas, proporcionam visibilidade superior nas ruas, duram quatro vezes mais e protegem o meio ambiente por não emitirem radiação UV e não conterem mercúrio.

Após descoberta de fonte diferenciada no Paraná, empreendedores produzem água para cafés especiais

O dado inédito foi apresentado pelo painel interativo da Secretaria das Cidades (Secid). São 50,02%, ou 682 mil unidades, número alcançado na última quarta-feira (19). As de vapor a sódio representam 45,1% (são cerca de 615 mil). Em 2019, apenas 3,12% das luminárias do Estado eram LED. Os dados são da Copel.

As lâmpadas de LED apresentam várias vantagens às luminárias tradicionais. Entre os principais benefícios estão a eficiência energética (produz mais luz, levando à economia de energia), segurança (visibilidade superior nas ruas), tempo de vida (durabilidade estimada quatro vezes maior, com até 100 mil horas de uso, contra 25 mil horas das comuns) e proteção ao meio ambiente (não emitem radiação UV e não contêm mercúrio).

Prefeituras investem com recursos próprios

As prefeituras estão investindo nessa alternativa com recursos próprios e desde 2019, o Governo do Estado já investiu, por meio da Secid, R$ 201 milhões para diversas ações de modernização da iluminação pública. A substituição das lâmpadas tradicionais pelas lâmpadas LED ganhou fôlego novo a partir do ano passado, com o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que leva a pavimentação asfáltica para as menores cidades.

Outro componente do programa é justamente a iluminação pública, com a troca das luminárias. No total, R$ 84 milhões foram investidos pelo programa que está contemplando 161 municípios.