
A Prefeitura de Cascavel anunciou nesta quinta-feira (3) a contratação imediata de 28 novos agentes da Guarda Municipal para reforçar a segurança pública da cidade. A medida foi divulgada pelo prefeito Renato Silva durante coletiva de imprensa no Paço Municipal, com participação de autoridades locais e estaduais da área de segurança. O decreto de convocação será publicado já nesta sexta-feira (04) e marca o início de uma série de ações voltadas à ampliação do efetivo e intensificação das operações ostensivas nas ruas.
O reforço no efetivo atende ao limite permitido pela legislação vigente, mas a administração já articula o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal para ampliar esse número a partir do próximo ano. O objetivo é dobrar o efetivo atual de 150 para 300 guardas nos próximos quatro anos. Segundo a Prefeitura, o investimento na nova turma será de R$ 1,8 milhão. Os agentes passarão por 800 horas de formação antes de assumirem suas funções.
Entre outras iniciativas anunciadas, está a reforma do espaço onde funcionará a base do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPfron), nas proximidades da Avenida Assunção. A cidade também ganhará uma nova sede da Polícia Federal, próxima ao Terminal Rodoviário, e uma base da Polícia Rodoviária Federal (PRF) junto ao Aeroporto. Também está prevista a instalação da Esfaep (Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização Profissional) na sede do antigo Caom, na região do Morumbi.
A atuação conjunta das forças de segurança será fortalecida com o apoio do Poder Judiciário e o trabalho articulado entre Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil e Guarda Patrimonial de Cascavel.
Com informações da Prefeitura de Cascavel