Kaká recebe a Bola de Ouro da France Football
Kaká venceu ontem o troféu Bola de Ouro, o título de melhor jogador do mundo segundo o júri da revista France Football. Com 444 pontos, o jogador do Milan, da Itália, tornou-se o quarto brasileiro a erguer o troféu — após Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005). O português Cristiano Ronaldo, com 277 pontos, e o argentino Lionel Messi, com 255, completaram a lista dos primeiros colocados. Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, apareceu como o 27º colocado; Daniel Alves, lateral-direito do Sevilha, alcançou o 15º lugar; Ronaldinho Gaúcho, atacante do Barcelona, ficou pela primeira vez fora do top 5, apenas em 12º; Robinho, atacante do Real Madri, foi 9º.
Kaká não se mostrou emocionado. Em sua primeira declaração, agradeceu a Deus, à esposa e aos pais. “Este prêmio consagra um ano muito especial para mim”, disse, não muito à vontade no palco. A seguir, lembrou seu clube e os torcedores do Milan e da seleção brasileira. “A única forma de ganhar um prêmio como o Bola de Ouro é participar de uma equipe vencedora.” Os apresentadores destacaram sua atuação decisiva para a conquista da Copa dos Campeões de 2007, campeonato do qual Kaká foi artilheiro. Na eleição, 25 mil pessoas votaram em 60 mil jogadores profissionais de todos os continentes
Eurocopa 2008
O sorteio dos grupos da Eurocopa de 2008 foi cruel com os atuais campeões do mundo. Na cerimônia realizada neste domingo, na cidade suíça de Lucerna, a Itália foi parar na chave mais difícil do torneio, já chamada de “grupo da morte”, ao lado de Holanda, França e Romênia. A Eurocopa será disputada entre os dias 7 e 29 de junho, em duas sedes diferentes, na Suíça e na Áustria. E nesta primeira fase, apenas os dois primeiros colocados de cada grupo seguem na competição. “Não foi fácil conseguir a classificação e agora acontece isso. Bem que eu tinha um pressentimento ruim para o sorteio”, disse o técnico da seleção italiana, Roberto Donadoni.Já o brasileiro Luiz Felipe Scolari gostou da chave que a seleção portuguesa caiu, ao lado de República Checa, Suíça e Turquia. “Não adianta escolhermos grupo. Mas temos muito igualdade neste grupo, não vemos um adversário especial”, avaliou o técnico de Portugal. Confira os grupos da Eurocopa. O Grupo B ficou com Áustria, Croácia, Alemanha e Polônia e o Grupo D com Grécia, Suécia, Espanha e Rússia.
Argentino
O Lanús conquistou ontem o primeiro Campeonato Argentino de sua história ao empatar em 1 a 1 com o Boca Juniors em La Bombonera, pela última rodada, e faturar o Torneio Apertura. Com o resultado, o Lanús terminou o Apertura com 38 pontos, quatro a mais que o Tigres – que perdeu para o Argentino Juniors por 1 a 0 – e sete a mais que o Boca Juniors, que pode inclusive perder o terceiro posto ao final da competição. A 19ª rodada será disputada no próximo final de semana.
Grêmio
O presidente do Grêmio, Paulo Odone, comunicou ontem que o novo treinador é Vagner Mancini. Ele substitui Mano Menezes. O novo técnico estava no Al-Nasr, dos Emirados Árabes, e comandou o Paulista, de Jundiaí, em 2006. O meia Tcheco não jogará mais no Grêmio. Ao deixar o gramado do estádio Olímpico, após sua participação no jogo que acabou no empate em 1 a 1, ele informou que está voltando para o futebol árabe. “Infelizmente foi a despedida, vou para a Arábia”, confirmou ele. “Ainda falta assinatura de contrato, mas é isso que acontecerá”.
Botafogo
O vice-presidente de futebol do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, confirmou que Cuca seguirá no comando técnico da equipe de General Severiano no próximo ano. “Já falamos várias vezes, e vou falar de novo: o Cuca continuará em 2008”, declarou Montenegro, que passará a cuidar de assuntos da área administrativa do clube. “O clube está se estruturando, e as condições de trabalho são muito boas. Temos uma base, e com as contratações que serão feitas faremos um time bom”, disse Cuca.