ESP-CAP-Palmeiras-site
Endrick finaliza contra o gol do Athletico (Crédito: Divulgação/Palmeiras/Cesar Greco)

O Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Palmeiras, nesse sábado (dia 4) à noite, em Barueri, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Furacão ficou em 7º lugar, com 49 pontos – uma posição e um ponto abaixo do G6 (grupo dos seis classificados para a Libertadores 2024). O time paulista está na 2ª colocação, com 59 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Com o placar, o Athletico concluiu sua ‘excursão’ por São Paulo sem somar pontos. Na quarta-feira, perdeu para o Corinthians.

FASES
Nos últimos 8 jogos, o Athletico somou 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Já o Palmeiras chegou à 5ª vitória consecutiva.

ESCALAÇÃO
A única mudança no Athletico em relação ao último jogo era o zagueiro Kaique Rocha, no lugar do suspenso Cuello. As baixas antigas eram o lateral-direito Madson, o zagueiro Pedro Henrique, o lateral-esquerdo Fernando, o meio-campista Arturo Vidal e o centroavante Vitor Roque, todos em recuperação.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Wesley Carvalho vem usando o esquema tático 3-4-3, com Canobbio e Cuello como alas na linha de quatro do meio-campo. O trio ofensivo vem sendo formado por Zapelli (esquerda), Vitor Bueno (direita) e Pablo (centro). Com a suspensão de Cuello, o treinador colocou como ala-esquerda Esquivel — o argentino vinha atuando como zagueiro. Com isso, Kaique Rocha entrou na equipe.

PALMEIRAS
No Palmeiras, as baixas eram Dudu, Gabriel Menino, Murilo, Gustavo Gómez e Rony.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com falha de Thiago Heleno e gol do Palmeiras. Já aos 5 minutos, o zagueiro errou ao avançar para tentar desarmar Raphael Veiga e perdeu a disputa. O meia deu passe preciso para Endrick sair na cara do gol e tocar na saída de Bento: 1 a 0. Aos 19, Pablo saiu lesionado. Entrou o atacante Arriagada. Depois disso, o Athletico reagiu e construiu quatro boas jogadas ofensivas — três delas em lançamentos e passes de Fernandinho, mas o time não foi bem nas finalizações. O Palmeiras pouco atacou depois do gol, mas teve grande chance aos 49, quando Zé Rafael lançou para Mayke tocar de cabeça, na cara do gol — Bento salvou.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saiu Erick e entrou o volante Alex Santana. O segundo tempo começou truncado, sem jogadas ofensivas dos dois lados. Aos 12, saíram Kaique Rocha e Zapelli para as entradas do meio-campista Christian e do atacante Rômulo. O 3-4-3 foi mantido, mas Esquivel recuou para zagueiro. Rômulo (direita) e Canobbio (esquerda) ficaram nas alas. Christian jogou na ponta-esquerda. O Athletico até conseguiu levar algum perigo em dois momentos, mas o Palmeiras teve duas chances claras em contra-ataques – e desperdiçou. Aos 34, o atacante Willian Bigode entrou no lugar de Vitor Bueno.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 52% de posse de bola, 14 finalizações (2 certas), 17 faltas cometidas e 74% de precisão nos passes. O Palmeiras somou 18 arremates (6 certos), 17 faltas cometidas e 81% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

PALMEIRAS 1×0 ATHLETICO
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan e Naves (Jailson); Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos (Fabinho), Raphael Veiga (Jhon Jhon) e Piquerez; Breno Lopes (Kevin) e Endrick (López). Técnico: Abel Ferreira
Athletico: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Kaique Rocha (Rômulo); Canobbio, Erick (Alex Santana), Fernandinho e Esquivel; Vitor Bueno (Willian Bigode), Zapelli (Christian) e Pablo (Arriagada). Técnico: Wesley Carvalho
Gol: Endrick (5-1º)
Cartões amarelos: Luan, Zé Rafael, Jhon Jhon (P). Esquivel, Thiago Heleno, Cacá, Christian (A).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Endrick faz o pivô para Raphael Veiga, que chuta da meia-lua. Bento defende.
5 – Gol do Palmeiras. Raphael Veiga dá bom passe em profundidade para Endrick, que ganha na velocidade de Kaique Rocha e toca na saída de Bento.
20 – Fernandinho lança. Canobbio recebe na árae e ajeita para Vitor Bueno, que chuta no canto. A zaga salva.
21 – Esquivel cobra escanteio. Thiago Heleno cabeceia perto, sobre o gol.
28 – Fernandinho tabela com Vitor Bueno, recebe na área e chuta para longe.
30 – Fernandinho lança. Piquerez corta mal e o rebote cai para Zapelli, que chuta para fora.
45 – Depois de bate e rebate na área, a bola sobra para Zé Rafael, que chuta ao lado do gol.
49 – Zé Rafael lança. Mayke sai na cara do gol e toca de cabeça. Bento faz boa defesa.

Segundo tempo
12 – Vitor Bueno chuta de longe. A bola passa perto, ao lado.
18 – Breno Lopes invade a área, ganha de Esquivel e chuta para fora.
24 – Christian e Thiago Heleno se atrapalham na defesa. Breno Lopes recebe livre e toca para Endrick, que devolve para o atacante chutar para fora.
35 – Contra-ataque de quatro contra três. Na cara do gol, Piquerez chuta perto, ao lado.