A queda expressiva nos casos de gripe A (H1N1) no Estado levou a Secretaria da Saúde a alterar a periodicidade dos boletins sobre a doença. Os informes, que eram semanais, passarão a ser mensais, sempre na terceira segunda-feira do mês. Segundo o informe divulgado ontem, foram confirmados 24 novos casos, dos quais 13 foram diagnosticados na última semana e 11 são anteriores. O boletim também registra a morte de uma mulher, em Foz do Iguaçu.
A paciente fazia tratamento contra câncer de ovário e morreu em 13 de agosto. Ela foi diagnosticada com o vírus influenza A (H1N1). Pessoas com doenças pré-existentes estão mais suscetíveis a apresentar quadros clínicos mais graves quando contraem o vírus da gripe, por isso devem ter cuidados redobrados, enfatiza o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. O boletim está disponível no site www.sesa.pr.gov.br.

O número de casos de gripe A no Paraná vem caindo desde o começo de julho. Comparado à última semana de junho, quando foram confirmados 328 casos, o número de casos da semana passada representa redução de 96%. Desde o início do ano foram registrados 1.097 casos e 36 mortes pela doença no Paraná. O próximo informe sobre a gripe A (H1N1) será divulgado no dia 17 de setembro.
A tendência é que a ocorrência de casos continue diminuindo. Contudo, o vírus da gripe circula durante todo o ano e as medidas de prevenção não podem ser deixadas de lado, explicou o superintendente De acordo com o levantamento da Secretaria, os dois primeiros casos deste ano foram registrados em janeiro, em pleno verão.