Retomada

Argentina volta a receber brasileiros nesta sexta e agências de viagens veem demanda crescer

(Foto: Reprodução/Youtube/Viajante Independente)

Com o avanço da vacinação no Brasil e o no mundo, o turismo está em fase de retomada que, antes muito impulsionada pelo turismo doméstico, agora também começa se refletir no internacional. A cada novo anúncio de fronteiras reabertas a brasileiros, as buscas por orçamentos para o destino aumentam em até 10 vezes. É o que apontam dados da CVC Corp, o maior grupo de viagens da América Latina. O mais recente anúncio foi da vizinha Argentina, que receberá brasileiros a partir dessa sexta-feira (1º/10) e, na última semana, registrou aumento de buscas na empresa de mais de 50%.

“A demanda de viagens está muito reprimida, com as pessoas sentindo muita saudade de viajar. Com o avanço da imunização e com o cenário da pandemia melhorando mundialmente, os brasileiros têm se sentido mais seguros de retomar seus planos, inclusive para viagens ao exterior. Para Argentina, por exemplo, o período mais procurado é de curto prazo, para os meses de dezembro deste ano a fevereiro de 2022”, afirma Sylvio Ferraz, diretor executivo de Sourcing da CVC Corp, que completa que o destino mais buscado no país é a capital Buenos Aires, seguido por Mendonza e Ushuaia. As vendas para a Argentina na companhia já estão em 90% do que era vendido em 2019, antes da pandemia, o que mostra uma recuperação muito rápida.

Detentora de marcas de viagens na Argentina – Ola, Bibam e Almundo, a CVC Corp também tem os números sobre a procura dos argentinos pelo Brasil, que registrou um crescimento ainda maior, de 130% após o anúncio da reabertura. Os destinos mais buscados pelos argentinos no Brasil são Rio de Janeiro, Florianópolis, Natal e Salvador. “Como nós também temos um braço importante na Argentina, a reabertura das fronteiras é ainda mais significativa e conseguimos visualizar o quanto os dois mercados são importantes um para o outro. A reabertura das fronteiras argentinas é um marco para essa retomada e vai ajudar bastante a acelerar o crescimento do turismo internacional”, comenta Fabio Mader, diretor geral da CVC Corp na Argentina.

Requisitos - Brasileiros com viagem a turismo podem entrar na Argentina a partir desta sexta-feira, dia 1º de outubro. Não é necessária quarentena, mas é importante ficar atento às exigências. É preciso estar vacinado com as duas doses (menos no caso da vacina de dose única), sendo que a última dose precisa ter sido recebida a, pelo menos, 14 dias antes da data do embarque. Além disso, para embarcar é necessário apresentar teste RT-PCR negativo realizado a 72h antes do embarque. Ao desembarcar na Argentina, um novo teste será realizado no aeroporto. E, durante a viagem, do 5º ao 7º dia de estadia, a unidade sanitária local realizará um novo teste.

Essas exigências variam muito a cada destino, o que gera dúvidas nos viajantes que estão retomando seus planos de viagens para fora do país. Para facilitar o acesso a essas informações, a CVC Corp criou um site com detalhes sobre quais países aceitam brasileiros, se há algum tipo de quarentena, se é necessário estar vacinado, qual tipo de documentação é exigido, entre outros assuntos.