Divulgação/Paraná Clube/Rui Santos – O volante Kaio (à direita): titular contra o FC Cascavel

O Paraná Clube joga nesta quinta-feira (dia 30) às 1930 na Vila Capanema. O adversário é o FC Cascavel, pela quarta rodada do Campeonato Paranaense. A partida é um confronto direto na luta pela classificação. Após as 11 rodadas da primeira fase, os oito melhores avançam para as quartas de final. A equipe da capital somou quatro pontos até agora e precisa vencer para seguir dentro do G8. O time do Interior tem seis pontos e tem situação mais tranquila nessa rodada.

O retrospecto histórico pesa a favor do Paraná. O time da capital nunca perdeu para adversários de Cascavel, independente do local da partida. Contra o FC Cascavel, foram três vitórias do Paraná e dois empates. Contra o extinto Cascavel E.C., o Tricolor da Vila Capanema ganhou 12 duelos, empatou três e não perdeu nenhum. Contra o Cascavel CR, foram 11 vitórias do Paraná e dois empates.

ESCALAÇÃO E ESQUEMA
Para a partida desta quinta-feira, o Paraná não vai contar com o volante Jhony Douglas, 22 anos, que sofreu uma lesão no joelho e pode ficar até dois meses em recuperação. Outra baixa é o volante Bruno, que vinha jogando na lateral-direita. Ele foi expulso no clássico contra o Coritiba e cumpre suspensão automática contra o FC Cascavel.

O substituto de Jhony Douglas é o volante Kaio, 24 anos, ex-Sport, emprestado pelo Grêmio. Outros volantes do elenco, além de Kaio e Kazu, são Kriguer, Bruno e Carlos Dias.

Para a lateral-direita, o substituto imediato é Rafael França (21 anos, emprestado pelo Vasco). Outra opção seria Paulo Henrique (23 anos, ex-Tubarão), mas o jogador segue em recuperação.

O técnico Allan Aal vem usando o esquema tático 4-2-3-1. No clássico, usou Robson (26 anos, ex-Goiás) como meia centralizado. Completaram a linha de três os pontas Andrey e Raphael Alemão. Uma opção para o lugar de Alemão é Marcelo, 22 anos, emprestado pelo Cruzeiro. Na camisa nove, Rafael Furtado passa a disputar posição com Rodrigo Rodrigues (23 anos, ex-Atlético-GO).

ADVERSÁRIO
O FC Cascavel vem de vitórias por 3 a 0 sobre Cascavel CR e por 1 a 0 sobre o Operário, de Ponta Grossa. A única derrota na competição foi na estreia, por 2 a 1, para o Coritiba. O time conta com o centroavante Paulo Sérgio, 30 anos, que fez seis gols em 22 jogos pelo Paraná Clube na Série B de 2013. O jogador foi revelado na base do Flamengo e chegou a disputar 30 partidas pelo profissional da equipe carioca. No Paranaense 2020, ele conta com três gols em três jogos. Os três gols foram na última rodada (dois de pênalti) na vitória sobre o Cascavel CR.

Outro conhecido é o meia-atacante Henrique Santos, 29 anos, que jogou a Série B de 2012 pelo Athletico Paranaense e a de 2014 pelo Paraná Clube.

O FC Cascavel também conta com o ponta Lucas Tocantins, 25 anos, que teve uma passagem apagada pelo Coritiba em 2019.

PARANÁ x FC CASCAVEL
Paraná: Alisson; Rafael França, Thales, Fabrício e Juninho; Kazu e Kaio; Raphael Alemão (Marcelo), Robson e Andrey; Rafael Furtado (Rodrigo Rodrigues). Técnico: Allan Aal
Cascavel: Raul; Libano, Afonso, Marcel e Quaresma; Duda, Oberdan, Adenilson, Henrique Santos e Baya; Paulo Sérgio. Técnico: Marcelo Caranhato
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior
Local: Vila Capanema, quinta-feira às 19h30