Franklin de Freitas – Caroline Morais com as gatas Berenice e Léia

Ao visitar um lar no Paraná, a probabilidade de você se deparar com algum animal de estimação é consideravelmente maior do que a de encontrar alguma criança na residência. Explica-se: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de cães e gatos domiciliados no estado é mais que o dobro do de crianças. Além disso, os paranaenses se destacam nacionalmente por possuírem o maior porcentual de domicílios com cachorro no país.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), existiriam aproximadamente de 5,06 milhões de animais de estimação domiciliados no Paraná. Os cachorros, presentes em 60,1% dos lares, são maioria (3,93 milhões). Já os gatos, presentes em 16,4% dos domicílios, somariam 1,13 milhão. Os dados levam em consideração a estimativa nacional do IBGE, que identificou em 52,2 milhões a população de cachorros em domicílios brasileiros (média de 1,8 cachorro por domicílio que tem pelo menos um cão)e em 22,1 milhões a população de gatos em domicílio (média de 1,9 gato por domicílio).
Já outro estudo do IBGE, o Projeções da População, aponta que haviam no Paraná, em 2018, 2,31 milhões de crianças (0 a 14 anos), número este que vem caindo a cada ano – em 2013, quando foi feita a coleta de dados da PNS (que foi divulgada em 2015), haviam 2,38 milhões de jovens com até 14 anos no estado, o que dá o índice de 2,13 cães ou gatos domiciliados para cada uma criança.
Em Curitiba, a família Morais é uma das que ajuda a sustentar as estatísticas animais. Casados desde janeiro do ano passado, Caroline e Lucas possuem duas gatas, chamadas Berenice e Léia. Enquanto a primeira foi adotada há cerca de oito meses, a segunda passou a integrar a família cerca de um mês após o casamento, tendo sido adotada em fevereiro de 2018.
“Sempre gostamos de gato e, quando casamos, decidimos que tínhamos de ter um gato em casa. Resolvemos então adotar, fomos na Casa do Produtor e vimos a Léia. Ela sobrou porque já era grande, mas ficamos apaixonados e resolvemos pegar ela. A Berenice foi quase a mesma coisa. Fomos comprar ração na Casa do Produtor para a Léia e vimos ela sozinha na Feira de Adoção. Ficamos com dó, ela também já era maior, pretinha, e as pressoas têm preconceito com gato preto. Resolvemos pegar também”, conta a projetista Caroline de Castro Monteiro Morais, de 27 anos.
Em breve, porém, a família deve crescer. É que Caroline e Lucas pretendem, até o final do ano, adotar mais um gato. Depois disso, o plano é de trazer ao mundo o primeiro filho (humano) do casal. “O filho planejamos para daqui uns dois anos e meio, três anos. Queremos primeiro nos estabelecer financeiramente. Casamos agora, estamos em empregos novos. Queremos primeiro ter uma base para depois pensar em filho, que é um gasto um pouco maior do que um gato”, brinca Carol.

Animais de estimação no Paraná

Nº de domicílios com gato 597 mil
% de domicílios com gato 16,4%
Nº de domicílios com cachorro 2,183 milhões
% de domicílios com cachorro 60,1%
Estimativa de gatos domiciliados 1.134.300
Estimativa de cães domiciliados 3.929.400

Hoje começa mais um evento pet em Curitiba
No último final de semana de junho aconteceu a terceira edição do maior evento pet do Sul do Brasil, o Parada Pet, que atraiu milhares de pessoas com seus animais de estimação para o ParCão do Museu Oscar Niemeyer (MON). Agora, menos de um mês depois, outro evento pet terá início hoje: o maior congresso de especialidades veterinárias da América Latina, o MedVep 2019.
Com a presença de mais de 5 mil congressistas e palestrantes, o MedVep 2019 será realizado até a próxima quinta-feira no Expotrade e debaterá as principais novidades do setor. Junto com o evento, será ainda realizada a VetFair 2019, gratuita e aberta ao público (das 10h às 21h), maior feira do setor com mais de 130 empresas apresentando novidades, curiosidades, tecnologias e inovações para o mercado pet brasileiro.