A Prefeitura realizou ao longo do primeiro trimestre deste ano manutenção de paisagismo em 6,5 milhões metros quadrados de vias e espaços públicos – área que equivale a 910 campos de futebol e representa um crescimento de 51% no trabalho de roçada e limpeza em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, responsável pelas equipes de manutenção urbana, o trabalho entrou ao longo da gestão num ritmo mais adequado às necessidades da cidade.

“No início do ano passado, quando a gestão assumiu, enfrentamos de maneira emergencial a completa falta de equipes para este tipo de serviço”, lembra ele. “Na medida em que os problemas gerenciais e orçamentários foram sendo resolvidos, o trabalho passou a atender melhor as necessidades dos bairros.”

A SGM tem atualmente 121 equipes contratadas para manutenção de vias públicas, o que, além do paisagismo, inclui o tapa-buraco de ruas e a limpeza e recuperação da estrutura de drenagem (bocas de lobo, caixas de captação e galerias pluviais).

De acordo com o superintendente de manutenção urbana da SGM, Luciano Canto, apesar de simples, a roçada é fundamental para manter as áreas verdes em boas condições de uso e também para garantir segurança tanto para os pedestres quanto para motoristas, já que garante melhor visibilidade das áreas.

A roçada é feita pelo município nos canteiros centrais e laterais de ruas, terrenos municipais, equipamentos públicos (como postos de saúde e escolas) e pontos de ônibus.

No ano passado, por exemplo, algumas regionais precisaram realizar esforços concentrados de roçada em decorrência da demanda acumulada – como foi o caso de área na Linha Verde.

“A manutenção precisa ser feita de maneira regular, senão os problemas se acumulam”, resume Canto.