Publicidade
Vale do Pinhão

Startup curitibana vence prêmio de inovação para setor elétrico

Startup curitibana vence prêmio de inovação para setor elétrico
(Foto: Divulgação)

Após três meses de aceleração junto a especialistas do setor elétrico, a startup curitibana 4vants foi a grande vencedora, na semana passada, em São Paulo, da segunda edição do programa EDP Starter Brasil 2018, iniciativa do grupo EDP Brasil e da TroposLab Aceleradora. A solução apresentada pela empresa da capital se baseia no uso de drones para a automação do processo de inspeção das redes de distribuição e transmissão de eletricidade e recorre à inteligência artificial como ferramenta para análise das imagens e das anomalias detectadas.  

“Com a tecnologia da 4vants, baseada em inteligência artificial, empresas e concessionárias do setor elétrico conseguirão aumentar a velocidade de inspeção, otimizar a gestão da manutenção, evitar riscos a humanos e reduzir custos”, explica Michel Sehn, fundador e CEO da 4vants. Ele agradeceu o apoio técnico do EDP Starter e da TroposLab Aceleradora.

“Durante os três meses de mentoria, dentro do programa de aceleração, conseguimos identificar oportunidades de melhorias no nosso projeto e chegar à proposta de valor que conquistou o prêmio. Nossos próximos passos serão efetivar a solução e escalar o projeto internacionalmente”, conta Sehn.

Prêmio

Como prêmio pelo primeiro lugar no programa de aceleração, a 4vants irá participar de uma missão na China, promovida pelo EDP e StartSe (um dos maiores ecossistemas de empreendedorismo do Brasil), onde a startup curitibana passará uma semana no país asiático em uma imersão focada em inovação.

A empresa da capital também irá participar do WebSummit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que ocorre em novembro, em Lisboa. Durante o WebSummit, a 4vants terá um espaço onde poderá demonstrar suas soluções de inteligência artificial, garantindo uma maior visibilidade para suas inciativas e o estímulo de novos negócios. Além disso, a startup poderá ainda ser avaliada para receber investimentos da EDP Ventures Brasil, primeiro fundo de capital de risco do setor elétrico brasileiro.

Fundada em 2016, a 4vants está instalada no bairro Mossunguê e fornece uma plataforma de inteligência artificial que permite uma visão computacional de filmagens feitas por drones ou sensores ópticos. A tecnologia é capaz de extrair dados de imagens que podem ser analisados para fins diversos. “É possível fazer um comparativo de imagens e analisar se uma propriedade está cumprindo as regulações urbanísticas, por exemplo”, explica Sehn. O sistema opera as vistorias de forma automatizada e pode gerar relatórios para dar suporte à identificação de falhas/anomalias, inventário e acompanhamento de obras de forma automática.

Sucesso na Europa desde 2012, o EDP Starter teve sua primeira edição brasileira em 2017 e tem como missão auxiliar startups em estágio inicial ligadas ao mercado elétrico ou capazes de serem adaptadas para o setor. Promovido pela EDP Brasil, empresa que atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição, comercialização e soluções em energia, o programa oferece um pacote amplo de oportunidades para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Vale do Pinhão

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, avalia que a premiação da 4vants só reforça a importância da Prefeitura e do ecossistema de inovação de Curitiba se unir em torno do Vale do Pinhão, o movimento para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da cidade.

“Os empreendedores estão se unindo para compartilhar ideias, usar a tecnologia como aliada do crescimento e apostar na economia criativa e colaborativa como estratégia de desenvolvimento”, enumera Cris, que comanda o órgão ligado ao município e responsável pelo fomento do Vale do Pinhão.

DESTAQUES DOS EDITORES