
Expo Índia-Brasil
Um grande festival que celebra a cultura indiana e oriental. Assim pode se resumir a primeira edição da Expo Índia-Brasil, evento que acontece do dia 3 a 12 de novembro no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Com mais de 150 expositores vindos de países como Índia, Turquia, Paquistão, Tunísia e outros 14 países, a feira estará dividida em três grandes áreas. A primeira delas oferecerá variadas opções de produtos artesanais, com muita moda, artigos decorativos, acessórios, as famosas pashminas, lenços e muito mais. Outra atração será o festival gastronômico, que contará com a típica comida indiana servida pelo renomado restaurante Swadisht, além de comida árabe e japonesa, entre outras delícias.
Papai Noel chega nesta quinta
Faltam poucos dias para o período mais mágico do ano começar no Shopping Curitiba. Nesta quinta-feira (2/11), a partir das 14h, a decoração de Natal será inaugurada com a chegada do Papai Noel, em um lúdico cortejo musical. A celebração terá banda, bailarinas, camarim de pintura e distribuição de pipoca e bexigas para as famílias O tema da decoração será “Um Conto de Natal” e o grande destaque é a árvore de Natal, com oito metros de altura. O shopping está ornamentado com elementos clássicos, em tons de vermelho, dourado e verde, muito brilho, laços e detalhes especiais, como soldadinhos de chumbo. O personagem típico dos contos faz parte da decoração do trono do Papai Noel, e soldadinhos de chumbo paraquedistas estão junto às cascatas de pisca-pisca no vão central do shopping. O corredor que liga o mall ao Largo Curitiba (Piso L2) está todo enfeitado com luzes, estrelas e bolas de Natal, formando um túnel temático. É um dos pontos favoritos dos clientes para tirar fotografias.
Carimbó
O grupo “Suraras do Tapajós” vem ganhando novos palcos e levando a cultura e o empoderamento feminino indígena para além dos seus territórios no estado do Pará, no Norte do Brasil. Nos próximos dias 2, 3 e 4 de novembro, às 20h, e, 5 de novembro, às 19h, o grupo se apresenta no feriadão de Finados pela primeira vez em Curitiba, em um show que exalta a natureza, a força feminina e a ancestralidade do seu povo, no palco do Teatro da CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro). Os ingressos limitados já estão disponíveis com valores a partir de R$10 (meia entrada), na bilheteria física da CAIXA Cultural Curitiba.
Projeto Origem
Diferentes histórias e culturas se misturam por meio da dança e levam ao palco do Teatro Zé Maria o Projeto Origem, um espetáculo que retrata os movimentos migratórios a partir da criação conjunta de bailarinos brasileiros, imigrantes e refugiados. O espetáculo, produzido com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, estreia nesta quarta (1º/11) e permanece em cartaz até dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
Oficina Biojoias
A CaixaCultural Curitiba apresenta uma variedade de atividades gratuitas durante o mês de novembro, com ênfase na Semana de Consciência Negra. A programação traz atividades direcionadas a públicos diversos, incluindo oficinas de dança afro-brasileira, arte urbana, teoria das cores, cinema com debate e vivências percussivas e corporais. Nesta sexta (3) inicia a oficina Biojoias, na qual os participantes irão aprender a fabricar joias com caixas de leite e retalhos de tecidos. A oficina é ministrada por Aline Castro, idealizadora do projeto social Dia de Rainha, voltado para o acolhimento de mulheres em situação de rua, e é destinada para maiores de 14 anos. Informações: (41) 4501-8722.
Dia de Los Muertos
Para quem não abre mão de uma boa cervejinha, a Way Beer, com fábrica própria na Região Metropolitana de Curitiba, vai promover o “Viva La Vida”, festa de Día de los Muertos, tradicional na cultura mexicana, que celebra os entes queridos que se foram. Além das cervejas da marca, o evento contará com decoração e maquiagem temática, tanto para adultos quanto para crianças, espaço kids, tequileria e outras atrações surpresa. Dia 2 de novembro. Ingressos à venda no Sympla.
Estreia do Mussum nos cinemas
No próximo dia 2 de novembro, a Paris Filmes lança nos cinemas o aguardado longa nacional “Mussum, o Filmis”, que apontará a vida do artista Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como “Mussum”. A biografia passará pela sua infância de garoto pobre, como filho de empregada doméstica analfabeta, o seu passado militar, a sua paixão pelo samba e, principalmente, por sua escola do coração, a “Mangueira”, bem como pela fundação do grupo “Os Originais do Samba”. Um dos pontos mais aguardados pelo público é a fase em que ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do país, após se unir ao famoso quarteto “Os Trapalhões”, formado por ele, Renato Aragão, Dedé Santana e Zacarias.
Paint in the Dark
Uma nova experiência artística chega a a Curitiba. O “Paint in the Dark” é um workshop de pintura em uma atmosfera única retrô-futurista. Na capital paranaense acontecerá na Galeria Soma de 2 a 5 de novembro, em diversos horários. A experiência já fez sucesso em Paris, Londres e São Paulo, com um artista te guiando durante todo o processo de misturar tintas clássicas e fluorescentes A galeria Soma fica na Rua Marechal José Bernardino Bormann, 730 – Batel. Restam poucos ingressos. Para comprar ingressos: https://feverup.com.
Nena Inoue
“Pra não Morrer” é o espetáculo solo da atriz Nena Inoue, ganhadora do prêmio Shell de Melhor Atriz. A partir da obra “Mulheres”, do uruguaio Eduardo Galeano, e dramaturgia do curitibano Francisco Mallmann, a peça apresenta temáticas femininas e feministas atreladas a questões políticas, especialmente da América Latina. Trazendo à memória grandes feitos contra a opressão, a atriz apresenta uma narradora limitada fisicamente, mas que insiste em falar e intersecciona distintas vivências e aprendizados. De 2 a 5 de novembro: quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h no Guairinha. A partir de 40 reais no Disk Ingressos.
Museus
Os museus do Estado abrem normalmente durante o feriado de Finados e as dezenas de exposições em cartaz são uma ótima forma de entretenimento cultural para o público de todas as idades. A exceção é o Museu Casa Alfredo Andersen, que estará fechado para manutenção devido às fortes chuvas do último final de semana. A exposição na sala 09 do MAC no Museu Oscar Niemeyer (MON), por exemplo, apresenta dezenas de obras do multiartista, pesquisador, performer e carnavalesco André Malinski. O título da mostra, “André Malinski no céu”, é uma referência a um projeto inédito, recuperado, que ele não conseguiu realizar em vida, e que o público pode agora conhecer. A coleção pessoal de André foi doada pela família ao MAC Paraná e trazida pela primeira vez ao público após a musealização. Este é o último final de semana da exposição, aberta para visitação do público até domingo (05).