
O Athletico enfrenta o Ypiranga de Erechim neste sábado (13), às 18 horas, na Ligga Arena. A partida é o segundo duelo pela terceira fase da Copa do Brasil 2024. O time paranaense precisa de uma vitória razoavelmente folgada para avançar.
A partida será transmitida pelo Amazon Prime Video.
- Di Yorio supera média de gols de Mastriani e Pablo no Athletico em 2024
- Athletico perde para o Bahia, ouve protestos e aumenta jejum
- A elegância está no ar com a chegada de Martín Varini | O papel do Athletico no mercado da bola
O primeiro jogo, em Erechim, terminou 2 a 1 para o Ypiranga – que marcou dois gols nos acréscimos. Assim, o Athletico precisa vencer por dois ou mais gols de saldo para avançar à próxima fase. Se vencer por apenas um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. O time gaúcho joga por um empate. Quem passar de fase ganha uma bolada de R$ 3,4 milhões de premiação.
Jejum em casa
A partida ocorre no momento em que o Athletico vive uma instabilidade nos jogos em casa. Contando todas as competições, o time só venceu uma partida nas últimas sete e soma quatro jogos seguidos sem vitória – empates com Flamengo (1 a 1) e Corinthians (1 a 1) e derrotas para São Paulo (1 a 2) e Bahia (1 a 3). Neste último jogo, na quarta-feira (10), o time paranaense saiu vaiado de campo.
“Não tem nada perdido. Temos uma decisão e precisamos do apoio do torcedor”, disse o atacante Pablo, que pediu atenção com o adversário. “Todo mundo acha que (o Ypiranga) é um clube pequeno, mas não é assim que funciona no futebol”.
Estreia de treinador
A grande novidade no Athletico está no banco de reservas: trata-se do técnico uruguaio Martin Varini, 32 anos. Ele foi contratado nesta semana e comanda a equipe pela primeira vez. “Estudamos muito o elenco antes de vir para ganharmos tempo. Agora é passar nossa ideia para eles conhecerem. Vamos utilizar também muito audiovisual para acelerar o processo, e no campo algumas ideias mais gerais, já que o jogo é no próximo sábado”, afirmou ele, em entrevista à Rede Furacão.
Retorno de seleção
O Athletico pode contar com o retorno do goleiro Bento, que esteve com a seleção brasileira na Copa América. Ele desfalcou a equipe paranaense nos últimos nove jogos. Havia uma especulação de negociação com o futebol do exterior nesta janela de transferências. Mas, até lá, ele tem condições de defender a equipe.
Já o atacante Canobbio ainda está com a seleção uruguaia, que neste sábado (13) disputa o terceiro lugar da Copa América, contra o Canadá. Assim, ele só retorna na próxima semana.
Escalação do Athletico
No gol, Bento deve assumir a posição, em lugar de Leo Linck. Além disso, Varini pode contar com os retornos do zagueiro Kaique Rocha e do volante Erick, que não atuaram na última partida. O lateral Esquivel, que estava suspenso contra o Bahia, pode retornar ao time. Os desfalques são o meia-ponta Nikão e o centroavante Mastriani, em recuperação de lesão.
Escalação do Ypiranga
O Ypiranga faz campanha irregular na Série C. Ocupa a 9ª posição, com 16 pontos, dois pontos atrás do Figueirense – o último entre as equipes na zona de classificação à próxima fase. A equipe é comandada por Thiago Carvalho, que procura variar os esquemas táticos – nos últimos três jogos, usou três formações diferentes. Alguns destaques da equipe são o volante Anderson Uchoa (que jogou a Série B pelo Paraná Clube em 2015), o meia-atacante Alisson Taddei (que jogou a Série D pelo Paraná em 2022) e ponta Mirandinha (emprestado pelo Maringá) . Na última partida que jogou pela Série C, o Ypiranga perdeu para o Confiança por 2 a 0, em Aracaju (SE). Mas a escalação usada nessa partida deve ser a base para este sábado.
ATHLETICO x YPIRANGA
Athletico: Bento; Léo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno (Gamarra) e Esquivel; Erick e Fernandinho; Julimar, Zapelli e Cuello (Christian); Pablo. Técnico: Martin Varini
Ypiranga: Alexander; Jhonatan Ribeiro, Fernando Fonseca, Windson e Willian Gomes; Caio Mello e Anderson Uchoa; Mateus Anderson, Alisson Taddei e Mirandinha; Edson Carius. Técnico: Thiago Carvalho
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Local: Ligga Arena, em Curitiba, sábado, às 18 horas