Valquir Aureliano – Jogadores do Athletico comemoram o gol sobre o PSTC

O time de aspirantes do Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o PSTC, de Cornélio Procópio, nessa quarta-feira (dia 22) à noite, na Arena da Baixada, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, a equipe da capital lidera a competição, com seis pontos. O time do Interior está na 12ª (e última) colocação, sem pontos. Ao fina da primeira fase (11 rodadas), os oito melhores avançam para as quartas de final.

Em relação ao desempenho, a postura do Athletico foi ofensiva, com as linhas avançadas e liberdade de apoio para laterais e volantes. O time adotou a chamada “pressão pós-perda”: após perder a posse de bola, os jogadores tentavam sufocar o adversário e recuperar a bola o mais rápido possível. No setor ofensivo, o time teve muita movimentação e trocas constantes de posição, mas acabou criando as melhores jogadas com dribles e lances de talento individual.

E a vitória só veio no segundo tempo, aos 28 minutos, com belo chute de fora da área do volante Christian, 19 anos, revelado na base do Furacão. 

O PSTC apresentou bom futebol, com muita organização defensiva e algumas qualidades no ataque. O time não ficou recuado e passou a marcar forte já a partir do círculo central. 

ESCALAÇÃO
O técnico Eduardo Barros não tinha o lateral-esquerdo Abner (ex-Ponte Preta), que foi integrado ao elenco principal. Com isso, o ponta Jaderson foi improvisado nessa função. A mudança abriu espaço para o ponta Kleiton entrar no setor ofensivo.

O esquema tático era o 4-4-2, com os quatro do meio-campo na mesma linha: Kleiton e Denner nas extremas; Christian e Léo Gomes centralizados. No ataque, não havia um centroavante — Pedrinho e Boselli se movimentavam por todo setor ofensivo.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado, com muita correria, marcação forte e passes rápidos. Os dois times se destacaram nos atributos físicos (velocidade e força), mas pecaram nos quesitos técnicos (precisão de passes e cruzamentos). Com isso, foram poucos lances com perigo de gol na primeira etapa.

O lance mais perigoso foi aos 29, quando o árbitro não marcou pênalti para o Athletico. A bola tocou no braço do volante Wallace, do PSTC, dentro da área.

SEGUNDO TEMPO
Os times voltaram do intervalo com a mesma postura. O Athletico seguiu mais ofensivo e mais avançado no campo, mas com a mesma dificuldade para criar chances. Aos 12, a primeira troca no Athletico. Saiu Boselli e entrou o ponta Elias Rezende. E foi um chute de fora da área que quebrou a forte marcação do PSTC. Aos 28, Christian soltou a bomba de longe e acertou o ângulo: 1 a 0. Aos 37, saiu o ponta Kleiton e entrou o atacante Reinaldo. Aos 45, saiu Pedrinho e entrou o atacante Jajá, destaque do time de juniores na Copa São Paulo de 2020.

ATHLETICO 1×0 PSTC
Athletico: Anderson; Léo Simas, Walber, Danilo Boza e Jáderson; Christian, Léo Gomes, Denner e Kleiton (Reinaldo); Juan Boselli (Elias Rezende) e Pedrinho (Jajá). Técnico: Eduardo Barros
PSTC: Yuri; Everaldo Potiguar, Barbosa, Hurtado e Dudu; Igor Ribeiro (Lucão), Wallace, Couto e Leandro (Matheuzinho); Grafite e Gerônimo. Técnico: Reginaldo Vital.
Gol: Christian (28-2º) 
Cartões amarelos: Léo Simas, Danilo Boza, Christian, Léo Gomes, Denner (A). Hurtado, Igor Ribeiro, Gerônimo, Couto (P).
Árbitro: Daniel Dantas Canário de Melo
Público: 8.638 total
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Couto chuta de longe. A bola vai ao lado.
4 – Pedrinho chuta de fora da área. Goleiro segura no centro.
5 – Boselli rouba do zagueiro, invade a área e chuta sobre o gol.
26 – Falta pela direita. Couto tenta o chute direto, buscando o ângulo. A bola passa perto.
29 – Kleiton faz a jogada pela esquerda e cruza. Boselli tenta o drible e a bola toca no braço de Wallace, do PSTC. Athletico pede pênalti. 

Segundo tempo
2 – Grafite cruza da esquerda. Jeronimo desvia de cabeça e Leandro quase completa na segunda trave.
18 – Christian dá belo drible na entrada da área e toca para Pedrinho, livre na marca do pênalti, Ele chuta para fora e perde grande chance.
23 – Christian recebe em posição legal, mas o banderinha vê impedimento.
28 – Gol do Athletico. Jaderson toca para Christian, que finta um e manda a bomba de longe, de fora da área. A bola entra no ângulo.