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O sedã chega apenas como elétrico (BMW | Divulgação)

A BMW lança no Brasil o novo i5. O modelo é o primeiro dos 15 lançamentos que a marca alemã pretende realizar no país em 2024. O carro é a versão elétrica da nova geração do Série 5, com motorização a combustão. O i5 será vendido apenas na versão M60 por R$ 759.950 com um Carregador de 22 kW. O i5 tem tecnologias de assistência à condução e sistemas eletrônicos.

Entre elas, destaque para a suspensão com barras estabilizadoras ativas. Por meio de uma central eletrônica equipada com um acelerômetro, ela adapta sua rigidez para minimizar a rolagem da carroceria e a transferência de peso. Quem adquirir o i5 levará pra casa um carregador do tipo Wallbox com 22 kW.

Os custos de instalação não estão inclusos. O i5 M60 é movido por um motor elétrico de 601 cv e torque instantâneo de 83,6 kgfm. O o sedã precisa de apenas 3,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 230 km/h. A autonomia máxima é de 431 km, de acordo com o ciclo PBEV. No interior confortáveis bancos com regulagens elétricas e extensão para as coxas (comodidade típica dos BMW) ao excelente isolamento acústico que veda qualquer ruído vindo de fora, o sedã faz jus à pequena fortuna cobrada pela marca. O navegador nativo do i5 tem tecnologia de inteligência artificial que projeta as coordenadas do trajeto sobre as imagens captadas por câmeras, como em um videogame, além de saídas de ar-condicionado ocultas e iluminação ambiente que varia conforme o modo de condução escolhido.

De todos os carros elétricos que a BMW vende no Brasil, o i5 é o que mais se aproxima da condução nervosa dos modelos a combustão da marca bávara. A estabilidade do sedã surpreende até quem já está acostumado com a dirigibilidade esportiva dos antigos Série 5. É difícil tirá-lo da rota, por mais que o motorista queira. Embora goste mais da agilidade do i4, o i5 faz tudo que seu primo menor, mas com mais classe.